Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Chá uma tradição de família “Percebi a preocupação de minha filha em como fazer o chá e qual os seus benefícios para a saúde desde o cultivo até a forma de fazer o chá. Em casa quando sente alguma dor já pede um chá para ver se melhora”.
Joice de Andrade (mãe) | responsável
Pergunta Exploratória

Por que tomamos chá?

Expedição Investigativa

Ocorreu no espaço escolar com experimentação e conversas sobre a importância de tomar o chá.

Objetivos

Perceber o chá como medicina alternativa.

Comunidade de Aprendizagem

Os alunos tiveram a experiência de tomar chá dentro da sala de aula trazidos por eles, pela professora ou feitos na própria escola em muitos momentos do projeto. Puderam conhecer os chás e sua utilidade.
Visitaram a dona Ely Train, uma pessoa com conhecimento sobre chás que acolheu a turma e explicou a utilidade de várias plantas para determinados problemas de saúde. Levou os alunos até a sua horta e mostrou a planta. Por fim cada aluno ganhou uma muda diferente.

Articulação com o currículo

Linguagem matemática: noções de unidades de medida e temperatura, quantidades, formas, medidas de tempo;
Linguagem oral e escrita: nomes dos chás, explicação e apresentação de como faz e para que serve os diferentes chás.
Movimento: Imitação, brincadeiras;
Natureza e sociedade: seres vivos, sol, água, solo e sua importância, plantas medicinais, conhecimento passado de geração a geração pelos avós aos pais e filhos.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal do Campo São João

Turma
Pré I

Número de alunos
11

Educadores
Carmem Lúcia M. M. Nascimento

Estado
Paraná

Município
Quitandinha

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO PR/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO SICREDI QUITANDINHA

Apoiadores
Equipe pedagógica, pais, Senhora Ely Train

“Os alunos gostaram muito de estar envolvidos neste projeto. Todos os dias eles traziam algum tipo de chá para fazer na sala e tomar com os colegas. Traziam a explicação de casa e apresentavam. Através do projeto eles construíram um aprendizado significativo que serve para a vida”.