Chá uma tradição de família
“ “Percebi a preocupação de minha filha em como fazer o chá e qual os seus benefícios para a saúde desde o cultivo até a forma de fazer o chá. Em casa quando sente alguma dor já pede um chá para ver se melhora”.
Joice de Andrade (mãe) | responsável
Pergunta Exploratória
Por que tomamos chá?
Expedição Investigativa
Ocorreu no espaço escolar com experimentação e conversas sobre a importância de tomar o chá.
Objetivos
Perceber o chá como medicina alternativa.
Comunidade de Aprendizagem
Os alunos tiveram a experiência de tomar chá dentro da sala de aula trazidos por eles, pela professora ou feitos na própria escola em muitos momentos do projeto. Puderam conhecer os chás e sua utilidade.
Visitaram a dona Ely Train, uma pessoa com conhecimento sobre chás que acolheu a turma e explicou a utilidade de várias plantas para determinados problemas de saúde. Levou os alunos até a sua horta e mostrou a planta. Por fim cada aluno ganhou uma muda diferente.
Articulação com o currículo
Linguagem matemática: noções de unidades de medida e temperatura, quantidades, formas, medidas de tempo;
Linguagem oral e escrita: nomes dos chás, explicação e apresentação de como faz e para que serve os diferentes chás.
Movimento: Imitação, brincadeiras;
Natureza e sociedade: seres vivos, sol, água, solo e sua importância, plantas medicinais, conhecimento passado de geração a geração pelos avós aos pais e filhos.