Alfabetização através das cirandas
                                                                	“ “Foi muito legal conversar com os pais sobre as brincadeiras de roda que eles mais mais gostavam quando eram crianças. É muito divertido brincar na escola com os colegas todos os dias. Assim sempre temos bastante amigos ”.                                    
                                     Leonardo da Silveira Wames dos Santos | aluno(a) 
                                                                
                                
	                                	                                	Pergunta Exploratória
	                                    
O que vamos cirandar hoje?
	                                    
	                                                                	Expedição Investigativa
                                    
 A expedição investigativa foi realizada através de uma roda de conversa instigando sobre as brincadeiras realizadas pelos pais na sua infância e que eles conheciam. Também realizaram pesquisa junto aos pais das brincadeiras de sua época que foram postas em em prática no espaço escolar. 
                                    
                                    Objetivos
                                    
 Desenvolver o hábito de brincar de roda contribuindo com a aprendizagem, auto estima, senso crítico melhorando o convívio social e valorizando a cultura do aluno. 
                                    
                                    Comunidade de Aprendizagem
                                    
 Os alunos foram envolvidos com as cantigas de roda e com atividades de sala de aula onde acompanharam ou mesmo apresentaram suas brincadeiras aprendidas ou pesquisadas junto à família. Fizeram leitura e a produção escrita sobre o tema e aprofundaram os conhecimentos. Aplicaram as brincadeiras no momento do intervalo com os colegas de outras salas gerando prazer e descontração. 
                                    
                                    Articulação com o currículo
                                    
 Língua Portuguesa: leitura, interpretação e produção de textos, grau dos substantivos, substantivos próprios e comuns, adjetivos, oralidade ´pesquisas;
Matemática: números, quantidades, situações problemas, ordinais, gráficos, metade e dobro, relógio;
Ciências: características, identificação e classificação dos animais;
História: valores culturais, organização da família, árvore genealógica;
Geografia: convívio social, rotação, dia e noite.