INSTRUMENTOS MUSICAIS
“ O projeto foi bom. Ele faz as pessoas se envolverem com a música e os instrumentos. Eu aprendi a tocar o agogô de metal. Mostrei para minha mãe a foto que tirei no ensaio e ela perguntou se na escola tinha máquina de foto. Achei mais interessante o tambor. Gostaria de aprender a tocar o tamborim.
João Gabriel de Oliveira da Silva | aluno(a)
Pergunta Exploratória
POR QUE ESTE LUGAR É TÃO ALEGRE?
Expedição Investigativa
No dia 18 de maio de 2018foi realizada uma visita à loja de instrumentos musicais, Musical Center Som. Antes da saída as crianças foram orientadas a prestar atenção no percurso de ida e volta e no ambiente que iríamos conhecer. Todos estavam empolgados. Chegando à loja fomos recepcionados pelo dono e pela funcionária Darla que nos mostrou as dependências da loja e os instrumentos musicais. Era possível ver o encantamento das crianças neste ambiente tão propício à música. Durante a visita dois outros funcionários cantaram cantigas de roda acompanhados por violão e cajón.
Objetivos
APROXIMAR A CRIANÇA DE INSTRUMENTOS MUSICAIS PARA DESPERTAR A CURIOSIDADE E, POR CONSEQUÊNCIA, O INTERESSE PELO ASSUNTO.
CONHECER, NOMEAR E DISTINGUIR, DE MANEIRA LÚDICA, FORMAS GEOMÉTRICAS BÁSICAS.
OFERECER MOMENTOS DE EXPERIÊNCIA NO MANUSEIO DOS INSTRUMENTOS MUSICAIS.
CONHECER, NOMEAR E DISTINGUIR IMAGENS DE INSTRUMENTOS.
Comunidade de Aprendizagem
A comunidade da aprendizagem contou com o apoio da diretora desta escola, Graziele A. Celio Laurenti e as coordenadoras pedagógicas Kenia Patrícia Marques Oliveira Vieira e Adriana Maria de Melo Ferrari que sempre favoreceram os meios para a execução do projeto e a; professora Cibeli Saviani que colaborou tirando fotos, sugerindo atividades e dando ideias para otimizar o projeto neste período.
No dia 4 de julho a comunidade de aprendizagem também contou com a colaboração da colega Leila Ferreira que sabendo da realização destas atividades e percebendo de uma forma tão sensível, característica dos poetas, dos artistas, o entusiasmo das crianças, não somente da turma do Pré II – B, mas da escola em relação aos instrumentos musicais nas aulas de batuque sempre teve e tem ela algo para nos oferecer. Entendendo o fascínio dos alunos por este assunto trouxe-nos o livro “Pipa e o desfile”.
Articulação com o currículo
• Eixo Artes Visuais: o fazer artístico e a apreciação artística.
• Eixo Linguagem Oral e Escrita: falar e escutar; práticas de leitura e escrita.
• Eixo Natureza e Sociedade: organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar; os lugares e suas paisagens; objetos e processos de transformação; os seres vivos e os fenômenos da natureza.
• Eixo Matemática: número; sistema de numeração; grandezas e medidas; espaço e formas.