Aprendendo o real valor do dinheiro
                                                                	“ “Com esse projeto eu aprendi a economizar o dinheiro e usá-lo de maneira consciente e correta que dá para economizar, e também que se o papai não pode dar uma coisa que eu quero na hora é porque a situação é difícil e que eu tenho que pensar se eu preciso mesmo daquilo? Ai quando ele puder ele dá o que está ao alcance dele”.                                    
                                     PEDRO HENRIQUE M. SILVA | aluno(a) 
                                                                
                                
	                                	                                	Pergunta Exploratória
	                                    
Para que serve esse lugar? ”
	                                    
	                                                                	Expedição Investigativa
                                    
 No dia 24 de abril, os alunos foram levados a fazer uma visita ao Supermercado Paraná de Cianorte, para uma expedição investigativa. Formamos equipes de 5 alunos, sendo que um ficou responsável para anotar as observações e dúvidas dos demais. Acompanhados pelos professores visitaram cada setor, lendo e fazendo anotações de tudo o que estavam vendo e que gostariam de aprender sobre o lugar. Muitos dos alunos já tinham estado ali naquele mercado, mas relataram que nunca tinham visto ou prestado atenção no tanto de produtos e variações de preços que tinham lá.
Para que a visita tivesse sentido e as crianças entendessem que naquele local se compra para poder consumir, os alunos levaram R$ 2,00 cada, que foram juntados e as professoras compraram um lanchinho. As crianças sentaram nas mesas externas e saborearam bolinhas de queijo e canudos recheado de chocolate. Pode- se afirmar que foi uma o 
                                    
                                    Objetivos
                                    
 •	Reconhecer as notas e moedas do sistema monetário brasileiro e seus valores;
•	Representar e escrever quantias em reais e centavos;
•	Aprender a utilizar o dinheiro na obtenção de bens de consumo;
•	 Compreender e realizar trocas, comparar valores e resolver situações de compra e venda;
•	 Estimular a percepção de que o dinheiro é fruto do trabalho das pessoas, principalmente dos responsáveis que moram em sua casa;
•	Levar a criança a ter consciência dos gastos necessários e desnecessários ou supérfluos, e assim obter um senso crítico sobre a economia de sua família;
•	Reconhecer as notas e moedas do sistema monetário brasileiro e seus valores;
•	Representar e escrever quantias em reais e centavos;
•	Aprender a utilizar o dinheiro na obtenção de bens de consumo;
•	 Compreender e realizar trocas, comparar valores e resolver situações de compra e venda;
•	 Estimular a percepção de que 
                                    
                                    Comunidade de Aprendizagem
                                    
 No dia 26/06/2018 os estudantes do 4º Ano A e B, tiveram a oportunidade de sanar algumas dúvidas que foram levantadas após fazerem a Expedição Investigativa em um supermercado, pois na ocasião e também no convívio com seus familiares sempre estão em contatos com termos financeiros, o que gera um grande interesse na maioria das crianças. Nesse dia os estudantes ouviram atentamente uma palestra dos Funcionários da Cooperativa Sicredi: Vitor Pallaro Bonilha –Gerente de Negócios PJ, Renato Gomes do Amaral -Gerente da Agencia, Beatriz Maioli- Gerente de Negócios P.F., que se dispuseram a vir até a escola e assim proporcionaram um momento de aprendizado muito interessante para os alunos , respondendo perguntas  e conscientizando-os da importância de economizar e usar o dinheiro com sabedoria, levando a criança a aprender a valorizar e perceber que o dinheiro vem do fruto do trabalho de alguém. 
                                    
                                    Articulação com o currículo
                                    
 LÍNGUA PORTUGUESA
MATEMÁTICA
HISTÓRIA
GEOGRAFIA
ARTE
CIÊNCIAS