Classificação: Educação Financeira
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Aprendendo o real valor do dinheiro “Com esse projeto eu aprendi a economizar o dinheiro e usá-lo de maneira consciente e correta que dá para economizar, e também que se o papai não pode dar uma coisa que eu quero na hora é porque a situação é difícil e que eu tenho que pensar se eu preciso mesmo daquilo? Ai quando ele puder ele dá o que está ao alcance dele”.
PEDRO HENRIQUE M. SILVA | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Para que serve esse lugar? ”

Expedição Investigativa

No dia 24 de abril, os alunos foram levados a fazer uma visita ao Supermercado Paraná de Cianorte, para uma expedição investigativa. Formamos equipes de 5 alunos, sendo que um ficou responsável para anotar as observações e dúvidas dos demais. Acompanhados pelos professores visitaram cada setor, lendo e fazendo anotações de tudo o que estavam vendo e que gostariam de aprender sobre o lugar. Muitos dos alunos já tinham estado ali naquele mercado, mas relataram que nunca tinham visto ou prestado atenção no tanto de produtos e variações de preços que tinham lá.
Para que a visita tivesse sentido e as crianças entendessem que naquele local se compra para poder consumir, os alunos levaram R$ 2,00 cada, que foram juntados e as professoras compraram um lanchinho. As crianças sentaram nas mesas externas e saborearam bolinhas de queijo e canudos recheado de chocolate. Pode- se afirmar que foi uma o

Objetivos

• Reconhecer as notas e moedas do sistema monetário brasileiro e seus valores;
• Representar e escrever quantias em reais e centavos;
• Aprender a utilizar o dinheiro na obtenção de bens de consumo;
• Compreender e realizar trocas, comparar valores e resolver situações de compra e venda;
• Estimular a percepção de que o dinheiro é fruto do trabalho das pessoas, principalmente dos responsáveis que moram em sua casa;
• Levar a criança a ter consciência dos gastos necessários e desnecessários ou supérfluos, e assim obter um senso crítico sobre a economia de sua família;


• Reconhecer as notas e moedas do sistema monetário brasileiro e seus valores;
• Representar e escrever quantias em reais e centavos;
• Aprender a utilizar o dinheiro na obtenção de bens de consumo;
• Compreender e realizar trocas, comparar valores e resolver situações de compra e venda;
• Estimular a percepção de que

Comunidade de Aprendizagem

No dia 26/06/2018 os estudantes do 4º Ano A e B, tiveram a oportunidade de sanar algumas dúvidas que foram levantadas após fazerem a Expedição Investigativa em um supermercado, pois na ocasião e também no convívio com seus familiares sempre estão em contatos com termos financeiros, o que gera um grande interesse na maioria das crianças. Nesse dia os estudantes ouviram atentamente uma palestra dos Funcionários da Cooperativa Sicredi: Vitor Pallaro Bonilha –Gerente de Negócios PJ, Renato Gomes do Amaral -Gerente da Agencia, Beatriz Maioli- Gerente de Negócios P.F., que se dispuseram a vir até a escola e assim proporcionaram um momento de aprendizado muito interessante para os alunos , respondendo perguntas e conscientizando-os da importância de economizar e usar o dinheiro com sabedoria, levando a criança a aprender a valorizar e perceber que o dinheiro vem do fruto do trabalho de alguém.

Articulação com o currículo

LÍNGUA PORTUGUESA
MATEMÁTICA
HISTÓRIA
GEOGRAFIA
ARTE
CIÊNCIAS


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL GONÇALO MORENO GUTIERRES

Turma
4º ANO A

Número de alunos
26

Educadores
LUCINÉIA DEMORI S. MANTOVANINI

Estado
Paraná

Município
Cianorte

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO CIANORTE CENTRO

Apoiadores
KERLEN CRISTINA MACHADO RIBEIRO

Como todo professor, estou sempre procurando levar aos meus alunos, algo que faça sentido em suas vidas e que desperte o interesse dos mesmo em aprender. O ensino do Sistema Monetário Brasileiro faz parte dos conteúdos propostos e assim foi gratificante trabalhar com esse tema de grande importância para desenvolver nas crianças a valorização e a conscientização do uso do dinheiro e do trabalho digno de seus pais para sustentar a família. Ao ler os depoimentos dos pais e dos alunos pude perceber que o projeto fez a diferença no modo de pensar das crianças e com isso foram alcançados os objetivos desse programa que não prioriza apenas o aprendizado de conteúdo, mas uma mudança de comportamento.
Dedico esse projeto aos meus alunos do 4º Ano A, que durante todo esse tempo foram interessados, compreensivos, questionadores, colaboradores e demostraram sempre um espirito de união e cooperação.
LUCINÉIA DEMORI S. MANTOVANINI | Professor(a)