Classificação: Educação Financeira
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

SABER USAR BEM O DINHEIRO “Entendi como posso ajudar na minha casa e no futuro na minha vida a pesquisar preços e ficar sempre atento as ofertas”.
RAFAELA LORENZO | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Para que serve esse lugar?

Expedição Investigativa

No dia 24 de abril, fizemos uma visita ao Supermercado Paraná de Cianorte, para uma expedição investigativa. Foi formada 2 filas para que os alunos, juntamente com os professores, andassem em cada setor, lendo e fazendo anotações de tudo que observavam e que gostariam de aprender sobre o lugar. Assim, os alunos anotavam suas curiosidades, preços, tipos de mercadorias e de coisas que se ofereciam no local. Para uma grande parte dos alunos, foi a primeira vez que estiveram naquele mercado, ficando deslumbrados com o tamanho e todas as opções existente para venda, buscando saber “Para que serve esse lugar?”
Na hora da saída, os alunos levaram R$ 2,00 cada, para fazermos um lanchinho. Sentaram nas mesas externas e a professora comprou bolinhas de queijo e canudos recheado de chocolate para compartilharmos com o valor arrecadado. Foi uma ocasião de grande satisfação, ver os alunos contentes

Objetivos

Esse tema foi escolhido com o objetivo de propiciar aos alunos a oportunidade de vivenciar e descobrir o saber escolar ao seu cotidiano de uma forma prazerosa, relacionando situações que envolva o sistema monetário brasileiro, a importância da qual as crianças precisam conhecer e compreender o valor do dinheiro que circula em seu país, seja para comprar bombom, bala, picolé, dentre outras coisas, construindo noções matemáticas, além de atribuir valores, dando a devida importância de economizar, associando a ideia do consumo consciente.

Comunidade de Aprendizagem

No dia 26 de junho, tivemos a visita do Sicred para Educação Financeira na nossa sala, para explicar como é feito o uso do cartão do débito, sendo necessário ter dinheiro na conta que vem através de depósitos e pagamentos de salários, sendo chamado o cartão como dinheiro de plástico. Que os Bancos ou Instituições Financeiras existem para ser guardado o dinheiro de forma mais segura, para investimentos, poupar ou guardar dinheiro e outras movimentações.
Esclareceram o que é um cheque e quando pode ou precisa ser utilizado, fazendo de forma clara e agradável, facilitando a compreensão das crianças e permitindo eles se expressarem para tirar suas dúvidas.
No final, ganharam um Gibi da Turma da Mônica sobre Educação Financeira.

Articulação com o currículo

LÍNGUA PORTUGUESA
MATEMÁTICA
CIÊNCIAS
GEOGRAFIA
HISTÓRIA
ARTE


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL GONÇALO MORENO GUTIERRES

Turma
4º ANO C

Número de alunos
26

Educadores
Kerlen Cristina Machado Ribeiro

Estado
Paraná

Município
Cianorte

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO CIANORTE CENTRO

Apoiadores
LUCINÉIA DEMORI S. MANTOVANINI

Fiquei contente em perceber que os alunos conseguiram relacionar o aprender escolar com a realidade do saber viver e contribuir com a família na busca consciente de usar o dinheiro.
KERLEN CRISTINA MACHADO RIBEIRO | Professor(a)