DINHEIRO: COMO USAR DE FORMA CONSCIENTE
“ O salário recebido deve primeiro pagar as contas como luz, água, mercado e depois comprar o que quer, se possível e é preciso guardar dinheiro, através de poupança ou Banco para conseguir alguma coisa na vida ou para alguma ocasião necessária.
NICOLY OLIVEIRA FREITAS | aluno(a)
Pergunta Exploratória
Para que serve esse lugar?
Expedição Investigativa
No dia 24 de abril, fizemos uma visita ao Supermercado Paraná de Cianorte, para uma expedição investigativa. Para essa saída, os alunos foram divididos em 5 equipe, tendo um em cada equipe como líder, para observarem o trajeto da escola até o mercado e tudo que se oferecia no local. Desta forma, ao chegarem no mercado, as equipes se espalhavam e faziam pesquisas anotando tudo que se oferecia ali, todas as opções, variedades, preços , buscando saber “Para que serve esse lugar?”.
Cada aluno levou R$ 2,00 para o nosso passeio, juntando de todos e verificando o que poderíamos comprar no final e fazer um piquenique. Com o valor arrecadado, comemos bolinhas de queijo e canudinhos recheados de chocolate, sendo de escolha comum para todos. Foi uma experiência muito divertida e proveitosa.
Objetivos
Esse tema foi escolhido com o objetivo de propiciar aos alunos a oportunidade de vivenciar e descobrir o saber escolar ao seu cotidiano de uma forma prazerosa, relacionando situações que envolva o sistema monetário brasileiro, a importância da qual as crianças precisam conhecer e compreender o valor do dinheiro que circula em seu país, seja para comprar bombom, bala, picolé, dentre outras coisas, construindo noções matemáticas, além de atribuir valores, dando a devida importância de economizar, associando a ideia do consumo consciente.
Comunidade de Aprendizagem
No dia 26 de junho, tivemos a visita da Sicredi para Educação Financeira para esclarecer curiosidades das crianças sobre como o dinheiro é usado no Banco: saldo positivo, negativo, investimentos, uso de cartão de crédito e débito, poupar, juros entre outros. Esclareceram sobre a função do uso de cheque e o dinheiro de plástico, sendo o cartão eletrônico.
A equipe foi bem receptiva quanto aos questionamentos, explicando de maneira simples e fácil compreensão, deixando as crianças bem à vontade para tirarem suas dúvidas.
Receberam um Gibi da turma da Mônica sobre Educação Financeira como continuidade do assunto, para aprenderem de forma divertida.
Depois, realizei uma revisão do que ouviram com questões para responderem no caderno; um texto explicativo, com um modelo de cheque para preencher e sobre cartão eletrônico e seu funcionamento.
Articulação com o currículo
LÍNGUA PORTUGUESA
MATEMÁTICA
CIÊNCIAS
GEOGRAFIA
HISTÓRIA
ARTE