Família/Quem eu sou?
“ Para mim foi muito gratificante receber todos os coleguinhas da minha filha em minha casa,e almoçar junto com eles e ver como a minha filha ficou feliz em recebe-los. Na aprendizagem da minha filha houve uma grande evolução.
Aline Caroline | responsável
Pergunta Exploratória
Várias perguntas sobre a vida do Bebê
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi feita uma entrevista em forma de questionário com os pais.
Objetivos
o objetivo da entrevista foi conhecer a sua história, suas predileções e de seus amigos.
Comunidade de Aprendizagem
A comunidade de aprendizagem foi realizada na casa da aluna Agatha sophia de Souza onde a mamãe Aline e o papai Wagner nos receberam muito bem e mamãe preparou o prato preferido da sua filha uma macarronada,as crianças gostaram muito dessa interação e do passeio até a casa da coleguinha.
Articulação com o currículo
Movimento: reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso de espelho e da interação com os outros;Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral.Musica:exploração de materiais e a escuta de obras musicais;imitação de sons vocais, corporais ou produzidos por instrumentos musicais;Participação em brincadeiras que tenha musicas e jogos cantados;interagir com brinquedos e materiais sonoros com:guizos, chocalhos, blocos, sinos,tambores, etc;Artes visuais:exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais.Sensibilização (exploração dos sentidos);percepção de diferentes texturas:detalhes , cores, tamanhos e objetos;Linguagem oral e escrita:observação e manuseio de materiais impressos;uso da linguagem oral para comunicar-se,expressando seus desejos e desagrados;Natureza e sociedade:conhecimento do próprio corpo por meio do uso da exploração de suas habilidades motoras.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Por meio do desenvolvimento do projeto notamos mais envolvimento, prazer e interesse dos alunos para com uma aprendizagem significativa; maior autonomia dos alunos e professores no processo de construção do conhecimento; muitas possibilidades de trabalho em grupo, criando condições de cooperação e gerando novas formas de aprendizagem, maior compreensão dos conteúdos tendo em vista sua abordagem contextualizada. Nós, enquanto escola, tentamos envolver o máximo as famílias em tudo que realizamos durante o projeto, mas nem todos nos deram as respostas esperadas para cada atividade que os professores de alguma forma enviaram para casa para que as crianças pudessem fazer junto com seus pais. Ainda precisamos trabalhar muito mais a questão familiar para que todos possam criar uma educação de qualidade. Família e escola trabalhando para a construção de uma sociedade mais justa.