Brincando com o músico
“ “A Helena ama música, parece feliz ao ouvir alguém cantar ou mesmo ouvir o som de algum instrumento. Quando ouve uma música animadamente bate palmas e balança o corpo. Lembro-me a primeira vez que ela viu o avô tocar violão, ficou muito atenta e mostrava-se animada com que ouvia, é lindo ver como ela parece feliz quando se depara com alguém cantarolando”.
Simone Campos Bonan | responsável
Pergunta Exploratória
Qual a importância dessas profissões?
Expedição Investigativa
A nossa expedição investigativa foi realizada em uma sala de aula no Centro Municipal de Educação Infantil João e Maria. Preparamos todo o ambiente para a chegada das crianças onde foram montados os cantinhos com as seguintes profissões: cozinheira, motorista, bailarina, policial, músico, nutricionista, veterinário e professor para as mesmas realizarem a expedição investigativa explorando cada espaço para as crianças interagirem e escolher qual profissão mais chamou a sua atenção.
Objetivos
Explorar cantigas de roda relacionadas a profissões e o espírito de cooperação.
- trabalhar com músicas gestuais, estimulando o movimento corporal.
- estimular a ampliação do vocabulário das crianças da exploração da oralidade por meio da música.
Comunidade de Aprendizagem
Quais os sentimentos que o músico transmite através dos sons?
No dia 17 de outubro ( quarta- feira ) o músico Luiz Henrique, filho de uma educadora aqui do c.m.e.i, veio apresentar aqui na sala do berçário, tocou o instrumento ukulele , e cantou várias cantigas, como “galinha pintadinha” , “pintinho amarelinho”, “borboletinha”, “o sapo não lava o pé”, entre outras, as crianças adoraram a visita dele, ficaram impressionadas, bateram palmas, gesticularam com as mãos, dançaram, cantaram.
Músico: Luiz Henrique
instrumento: Ukulele
Articulação com o currículo
Linguagem Oral e escrita: Relacionadas com as quatro competências linguísticas: falar, escutar, leitura de imagens. Manuseio de livros, visualização de imagens e narração de histórias e músicas referentes ao tema do projeto;
Artes visuais:
Realizar pinturas com giz e tinta guache; explorar também materiais recicláveis Utilizar materiais diversos e explorar suas texturas (palitos de sorvete, colas, tintas, giz);
Música e Movimento:
Utilizar a música como forma de expressão e movimento corporal, relacionando suas letras com os conteúdos explorados no projeto. Proporcionando ás crianças a experimentarem sensações e ritmos por meio de gestos e danças.