Meio Ambiente
“ Mãe custa as pessoas colocar o lixo no lixo? Será que as pessoas não sabem quanto tempo leva para se decompor as coisas? E pior tem coisa que não se decompõe facilmente. Devemos cuidar e preservar nosso meio ambiente, cada um fazendo sua parte com a natureza.
Rafaelly Morais | aluno(a)
“ Os pais acharam muito bom e válido, pois seus filhos demonstraram maior conscientização e importância quanto a preservação ambiental.
Depoimento de uma mãe – Eu gostei muito, sou adepta a essa forma de aprendizado, acho incrível envolver as crianças de forma que elas tenham noção da realidade. Para minha filha, foram as melhores aulas, segundo ela. As crianças saíram para ter contato direto e ver o que causa a destruição do meio ambiente. Ela entrou no carro e começou a me falar, estava inconformada. Então com isso vi a preocupação que ela estava em relação a cuidar do meio ambiente. Este projeto alertou não só ela, mas em muitas crianças, que a poluição é coisa séria.
Luciane Morais | responsável
Pergunta Exploratória
Como é visto o meio ambiente nos dias atuais em nossa cidade?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa ocorreu no dia 29/05/2018, fomos observar como está o nosso meio ambiente nos arredores de nossa escola (bairro – São Vicente).
No percurso percorrido foi possível observar os aspectos positivos e negativos em relação ao Meio ambiente.
Os educandos ficaram sensibilizados e apavorados com tanta poluição ambiental que temos em nosso bairro. Encontramos muito matagal com insetos, amontoados de lixos em locais inadequados, garrafas de cervejas atiradas pelo chão. Sanga poluída com sacolas plásticas e roupas sujas atiradas, gato morto em matagal. Também observamos o meio ambiente preservado próximo a EMEI Mary Peixoto, onde a grama estava cortada, havia pneus com terras e com plantas e lixeiras com lixos no local certo.
Objetivos
Despertar a conscientização a respeito do Meio Ambiente e da importância da sua preservação, assim como da necessidade do reaproveitamento do lixo por meio da reciclagem.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos
Famílias
Comunidade Escolar
Articulação com o currículo
CIÊNCIAS – Educação Ambiental.
CIÊNCIAS – Educação Ambiental, cuidado com os animais
PORTUGUÊS- Produções textuais e apresentação de cartazes.
CIÊNCIAS – Água
EDUCAÇÃO FÍSICA – Brincadeiras orientadas
EXPRESSÃO ORAL- vídeos e documentários e panfletos informativos.
ARTES- Brinquedos e jogos com materiais recicláveis.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a expedição investigativa os alunos debateram sobre o nosso meio ambiente. Construímos coletivamente um paralelo do meio ambiente que temos (aspectos negativos) e meio ambiente que queremos (aspectos positivos).
A expedição foi registrada pelos educandos através de ilustrações e textos.