FAMÍLIA: QUEM SÃO MINHAS RAIZES ?
“ APRENDI A CANTAR A MUSICA DA FAMÍLIA DEDO.
SAMUEL COELHO VALENTE | aluno(a)
“ Acredito ser muito importante ser trabalhado projetos desde pequenos, pois é através dessa metodologia que conhecemos o que a criança quer aprender, despertando assim a curiosidade a cerca do assunto abordado. Dessa maneira posso afirmar ser uma forma prazerosa onde aprende professor, alunos e os pais. Como mãe vejo como foi significativo para meu filho esse projeto.
ALINY FERNANDA DIAS MOTA | responsável
Pergunta Exploratória
QUE MODELO DE FAMILIA SEU FILHO TEM?
Expedição Investigativa
ACONTECEU NO DIA 14 DE JUNHO, COM UMA CONTAÇÃO DE HISTORIA CONTADA POR UMA MÃE DE ALUNA, QUE CONTOU A HISTORIA UM AMOR DE FAMÍLIA, QUE FALA DAS DIFERENÇAS ENTRE PESSOAS DA MESMA FAMÍLIA, E O QUE IMPORTA NÃO É A APARÊNCIA FÍSICA E SIM O AMOR ENTRE SEUS INTEGRANTES.
Objetivos
TRAZER A FAMÍLIA PARA O CONVÍVIO DA ESCOLA, E MOSTRAR PARA OS ALUNOS AS DIFERENÇAS ENTRE SI E ENTRE TODOS, QUE PODEMOS AMAR UM AO OUTRO INDEPENDENTE DE SUA FISIONOMIA OU APARÊNCIA FÍSICA.
Comunidade de Aprendizagem
A TURMA TEVE A VISITA DOS PAIS DE UM ALUNO E DA AVÓ DE OUTRA ALUNA, NESSE MOMENTO OS PAIS DO ALUNO ANTONY FIZERAM UMA RODA DE MUSICAS INFANTIS, ONDE ELES CANTARAM MUSICAS QUE FAZEM PARTE DO REPERTÓRIO DIÁRIO DAS CRIANÇAS, E A AVÓ FRANCISCA AJUDOU A APRESENTAR ALIMENTOS IN NATURA E DEPOIS COZIDOS, PARA AS CRIANÇAS QUE FICARAM ENCANTADOS COM A TRANSFORMAÇÃO DOS ALIMENTOS EM QUESTÃO DE PERCEPÇÃO TÁTIL E GUSTATIVA, JÁ QUE ELES PROVARAM O ALIMENTO CRU E COZIDO, E ELA NOS AJUDOU A SERVIR E DAR O ALMOÇO PARA ELES.
Articulação com o currículo
Natureza e sociedade:apresentação das crianças umas as outras falando o nome,colocar as crianças diante de um espelho e estimular a observação de suas características.incentiva-las a perceber e a identificar as semelhanças e as diferenças de cada um;explorar as presencias das crianças relacionadas aos alimentos, brinquedos, animais e brincadeiras;de onde vem o leite que eles bebem nas mamadeiras;reconhecimento dos seus pertences atrevas de brincadeiras.Matemática: contagem dos alunos; cor primaria: vermelho,azul e amarelo;noções espaciais: dentro/fora, pequeno/grande, alto/baixo, em frente/atrás ;Artes:fazer o contorno da corpo da criança no papel kraft, e pinta-lo;fazer o contorno da mão da criança; fazer o carimbo da mão e colocar a foto ao lado da mãos.Linguagem oral e escrita:roda de conversa: falar sobre o pai, mãe, irmãos,avos;roda de conversa para falar sobre o leite, de onde ele vem, falar sobre a vaca que e quem produz o leite;contar historias que falam sobre vaca.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Por meio do desenvolvimento do projeto notamos mais envolvimento, prazer e interesse dos alunos para com uma aprendizagem significativa; maior autonomia dos alunos e professores no processo de construção do conhecimento; muitas possibilidades de trabalho em grupo, criando condições de cooperação e gerando novas formas de aprendizagem, maior compreensão dos conteúdos tendo em vista sua abordagem contextualizada. Nós, enquanto escola, tentamos envolver o máximo as famílias em tudo que realizamos durante o projeto, mas nem todos nos deram as respostas esperadas para cada atividade que os professores de alguma forma enviaram para casa para que as crianças pudessem fazer junto com seus pais. Ainda precisamos trabalhar muito mais a questão familiar para que todos possam criar uma educação de qualidade.