Classificação: FAMÍLIA
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

FAMÍLIA: QUEM SÃO MINHAS RAIZES ? APRENDI A CANTAR A MUSICA DA FAMÍLIA DEDO.
SAMUEL COELHO VALENTE | aluno(a)
Acredito ser muito importante ser trabalhado projetos desde pequenos, pois é através dessa metodologia que conhecemos o que a criança quer aprender, despertando assim a curiosidade a cerca do assunto abordado. Dessa maneira posso afirmar ser uma forma prazerosa onde aprende professor, alunos e os pais. Como mãe vejo como foi significativo para meu filho esse projeto.
ALINY FERNANDA DIAS MOTA | responsável
Pergunta Exploratória

QUE MODELO DE FAMILIA SEU FILHO TEM?

Expedição Investigativa

ACONTECEU NO DIA 14 DE JUNHO, COM UMA CONTAÇÃO DE HISTORIA CONTADA POR UMA MÃE DE ALUNA, QUE CONTOU A HISTORIA UM AMOR DE FAMÍLIA, QUE FALA DAS DIFERENÇAS ENTRE PESSOAS DA MESMA FAMÍLIA, E O QUE IMPORTA NÃO É A APARÊNCIA FÍSICA E SIM O AMOR ENTRE SEUS INTEGRANTES.

Objetivos

TRAZER A FAMÍLIA PARA O CONVÍVIO DA ESCOLA, E MOSTRAR PARA OS ALUNOS AS DIFERENÇAS ENTRE SI E ENTRE TODOS, QUE PODEMOS AMAR UM AO OUTRO INDEPENDENTE DE SUA FISIONOMIA OU APARÊNCIA FÍSICA.

Comunidade de Aprendizagem

A TURMA TEVE A VISITA DOS PAIS DE UM ALUNO E DA AVÓ DE OUTRA ALUNA, NESSE MOMENTO OS PAIS DO ALUNO ANTONY FIZERAM UMA RODA DE MUSICAS INFANTIS, ONDE ELES CANTARAM MUSICAS QUE FAZEM PARTE DO REPERTÓRIO DIÁRIO DAS CRIANÇAS, E A AVÓ FRANCISCA AJUDOU A APRESENTAR ALIMENTOS IN NATURA E DEPOIS COZIDOS, PARA AS CRIANÇAS QUE FICARAM ENCANTADOS COM A TRANSFORMAÇÃO DOS ALIMENTOS EM QUESTÃO DE PERCEPÇÃO TÁTIL E GUSTATIVA, JÁ QUE ELES PROVARAM O ALIMENTO CRU E COZIDO, E ELA NOS AJUDOU A SERVIR E DAR O ALMOÇO PARA ELES.

Articulação com o currículo

Natureza e sociedade:apresentação das crianças umas as outras falando o nome,colocar as crianças diante de um espelho e estimular a observação de suas características.incentiva-las a perceber e a identificar as semelhanças e as diferenças de cada um;explorar as presencias das crianças relacionadas aos alimentos, brinquedos, animais e brincadeiras;de onde vem o leite que eles bebem nas mamadeiras;reconhecimento dos seus pertences atrevas de brincadeiras.Matemática: contagem dos alunos; cor primaria: vermelho,azul e amarelo;noções espaciais: dentro/fora, pequeno/grande, alto/baixo, em frente/atrás ;Artes:fazer o contorno da corpo da criança no papel kraft, e pinta-lo;fazer o contorno da mão da criança; fazer o carimbo da mão e colocar a foto ao lado da mãos.Linguagem oral e escrita:roda de conversa: falar sobre o pai, mãe, irmãos,avos;roda de conversa para falar sobre o leite, de onde ele vem, falar sobre a vaca que e quem produz o leite;contar historias que falam sobre vaca.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Por meio do desenvolvimento do projeto notamos mais envolvimento, prazer e interesse dos alunos para com uma aprendizagem significativa; maior autonomia dos alunos e professores no processo de construção do conhecimento; muitas possibilidades de trabalho em grupo, criando condições de cooperação e gerando novas formas de aprendizagem, maior compreensão dos conteúdos tendo em vista sua abordagem contextualizada. Nós, enquanto escola, tentamos envolver o máximo as famílias em tudo que realizamos durante o projeto, mas nem todos nos deram as respostas esperadas para cada atividade que os professores de alguma forma enviaram para casa para que as crianças pudessem fazer junto com seus pais. Ainda precisamos trabalhar muito mais a questão familiar para que todos possam criar uma educação de qualidade.

Ficha Técnica
Escola
CMEI PROFESSORA MARIA DAS DORES DE ALCÂNTARA

Turma
BERÇÁRIO I B

Número de alunos
16

Educadores
ELAINE PATRICIA DE MELLO

Estado
Paraná

Município
Terra Boa

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TERRA BOA

Apoiadores
TAMIRES SILVA GAMA/ EDILAINE APARECIDA DA SILVA
THALITA DE SENA JORGE.

O projeto vem para acrescentar na minha experiência profissional, pois foi muito gratificante ver a evolução dos alunos com cada atividade proposta, e o quanto eles aprenderam com o tema proposto e os pais também tiveram um aprendizado significativo pois perceberam o quanto é importante participar da vida escolar de seus filhos.
ELAINE PATRICIA DE MELLO | Professor(a)