Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Plantas medicinais com os alunos do 3º AnoA - Matutino
Pergunta Exploratória

Os alunos do 3º ano A tem plantas medicinas em casa?

Expedição Investigativa

Cantamos a música alecrim e na roda de conversa foi questionado: Qual o nome da planta que aparece na música? Para que serve? Você já experimentou o chá dessa planta? Você sabe o que é planta medicinal? Exemplifique. Após a roda de conversa foi decidido que iriam trazer mudinhas de suas casas e em seguida pesquisar com os pais os nomes e para que serve. Na sala fizemos a nomeação dessas plantas medicinais e a classificação para que serve. Para finalizar o projeto foi feito um dia para degustação dos chás mais tomados pelos alunos e socializado com a escola.

Objetivos

Identificar e resgatar o uso das plantas medicinais, no meio em que os alunos do 3º ano A vivem.\nIdentificar o uso e para que serve as plantas medicinais para os pais dos alunos do 3º ano A.

Comunidade de Aprendizagem

Apoiadores financeiros: Sicredi\na) Apoiadores não financeiros-Equipe escolar, Professores, Pais.

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa: Texto \nMatemática: Medidas \n.Calendário: a época certa de plantio das ervas medicinais\nCiências: Condições para a vida das ervas: luz solar, solo, ar, água; benefícios para a saúde; Catalogação de plantas medicinais;\nGeografia: Tipo de solo e clima; época de plantio e coleta das ervas. \nHistória: O uso das ervas através dos tempos e pais.\nArtes: Desenhos das ervas\nInterdisciplinar\nCanteiro de plantas para fazer chá na escola

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Todas as decisões foram tomadas democraticamente; colocada em discussão e votada.

Ficha Técnica
Escola
E.M. CIRILA FRANCISCA DA SILVA

Diretor
Florisvaldo Gonçalves da Cruz

Turma
3ºAnoA - Matutino

Número de alunos
8

Educadores
Concebida Correia Mendes, Daniela Santana Lourenço e Maria Sinforosa Martin da Silva

Estado
Mato Grosso

Município
Pontes e Lacerda

Cooperativa
SICREDI NOROESTE MT E ACRE

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE PONTES E LACERDA

Apoiadores
SICREDI, SEMEC e Escola

Assessoria Pedagógica
Dayane Freitas de Lourdes
Professora:\nO projeto contribuiu para identificar os conhecimentos tradicionais dos pais dos alunos sobre as plantas medicinais. Por ser uma escola localizada na zona rural é tradição o uso como remédio. \nO resultado foi gratificante, pois os alunos perceberam a importância de muitas plantas que eles mesmo tinham em sua casa e não as utilizavam por não saber de suas qualidades medicinais.
Concebida Mendes da Silva Correia | Professor(a)