Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Um amor de família "Na minha opinião como mãe, trabalhar com projetos na educação infantil, facilita o processo de aprendizagem para o aluno e torna o trabalho da professora prazerosa e significativa, pois ela acompanha a evolução da criança de acordo com o desenvolvimento do projeto."
Elaine Patricia de Mello | responsável
Pergunta Exploratória

Qual a importância da família na escola e suas diferenças?

Expedição Investigativa

Foi realizada no dia 19/06/2018 de expedição investigativa com a história família é feita de amor.
A história foi contada com o auxílio de fantoches para maior entendimento das crianças, contamos também com a presença da mãe de uma aluna que veio compor a nossa expedição. Durante a Contação buscamos a interação das crianças, durante a atividade eles participaram com alegria mostrando interesse pela história e seus personagens conforme íamos contando os fatos.
Posteriormente mostrávamos os fantoches dos personagens e os deixávamos manusear e íamos falando da importância da família dos pais, dos irmãos.
Eles gostaram bastante e se interessaram entre si e com a história.

Objetivos

A família desempenha um papel de extrema importância no desenvolvimento da criança. Desta forma buscamos integrar a família e a escola nas atividades possíveis, visando o desenvolvimento emocional, intelectual e social da criança, contribuindo na sua capacidade de aprender a enfrentar desafios e a assumir responsabilidades.
Oferecer aos alunos possibilidade de fazer atividades com referências das praticadas em casa com a família na sala de aula.

Comunidade de Aprendizagem

Em uma de nossas comunidade de aprendizagem uma mãe de uma de nossas alunas veio comemorar o aniversário de sua filha com os coleguinhas e demais funcionários do CMEI assim unindo família e escola.
Em outra ocasião tivemos a visita da caravana cultural no qual foi contada a história As coisas que amo em mim, assim eles puderam se divertir nas duas comunidade de aprendizagem realizadas.

Articulação com o currículo

Linguagem oral
- Histórias diversas

Matemática
- Conceitos matemáticos
- Formas geométricas
- Números e quantidades
- Cores

Natureza e sociedade
- Higiene do corpo

Arte e movimento
- Danças e músicas

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Por meio do desenvolvimento do projeto notamos mais envolvimento, prazer e interesse dos alunos para com uma aprendizagem significativa; maior autonomia dos alunos e professores no processo de construção do conhecimento; muitas possibilidades de trabalho em grupo, criando condições de cooperação e gerando novas formas de aprendizagem, maior compreensão dos conteúdos tendo em vista sua abordagem contextualizada. Nós, enquanto escola, tentamos envolver o máximo as famílias em tudo que realizamos durante o projeto, mas nem todos nos deram as respostas esperadas para cada atividade que os professores de alguma forma enviaram para casa para que as crianças pudessem fazer junto com seus pais. Ainda precisamos trabalhar muito mais a questão familiar para que todos possamos criar juntos uma educação de qualidade. Família e escola trabalhando para a construção de uma sociedade mais justa

Ficha Técnica
Escola
CMEI Professora Maria das Dores de Alcântara

Turma
Berçario I C

Número de alunos
19

Educadores
Lidiane Czerpick da Silva

Estado
Paraná

Município
Terra Boa

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TERRA BOA

Apoiadores
Ana Carolina Moraes
Ana Carolina Perez
Heliandra Antoniassi Bento
Francinilda da Silva Alves Cavallini

Foi muito gratificante participar do projeto esse ano, pois vimos a participação da família em nosso projeto do qual contribuiu muito em sua realização.
Lidiane Czerpick da Silva | Professor(a)