Classificação: Músicas e Brincadeiras
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Cantando a gente brinca e brincando a gente aprende “ Eu gostei que brincamos bastante, a gente fez os brinquedos, os instrumentos, gosto quando cantamos e tocamos com a bandinha, achei legal a trilha das rimas."
Michel Mulazzani | aluno(a)
“Foi muito prazeroso fazer os instrumentos e brinquedos com a Jordana. Pois, a realização acaba desenvolvendo a habilidade de trabalhar em equipe, tornando-se uma pessoa melhor. Também desenvolveu conexões sociais que talvez não teriam sido criadas se não fosse pelo instrumentos musicais e brincadeiras. ”
Mirian Borba | responsável
Pergunta Exploratória

O que podemos aprender com a música e as brincadeiras?

Expedição Investigativa

A expedição Investigativa aconteceu em dois momentos na própria escola. Primeiramente a partir dos questionamentos e curiosidades das crianças foi levantado o tema música e brincadeiras. Foi disponibilizado vários cantinhos para as crianças interagirem: bandinha / bambolês/ amarelinha/ corda. Foi um momento de muita socialização, pois tiveram a oportunidade de tocar os instrumentos que desejavam, cantando algumas cantigas. E apresentaram bastante interesse nas brincadeiras também. A aluna Laura do 3º ano finalizou cantando algumas músicas para turma e os alunos interagindo com os instrumentos musicais da bandinha.
O segundo momento foi apreciar a Fanfarra do quartel em uma apresentação na Escola. Onde ficaram todos entusiasmado com os instrumentos, querendo aprender a tocar.

Objetivos

Promover a partir da música, e das brincadeiras a integração das crianças, dando-lhes oportunidades de expressar sensações, sentimentos, desenvolver a criatividade e imaginação, proporcionando assim momentos prazerosos de aprendizagem.

Comunidade de Aprendizagem

Professores
Alunos
Familiares
Funcionários do Museu
Fanfarra do Quartel

Articulação com o currículo

Artes, musicalidade ,meio ambiente
Artes, criatividade, família
Música, oralidade
Interação, coordenação motora ampla, cooperação
Releitura de imagens, artes, cores
Meio ambiente, artes, cooperação, Cores, Letras e numerais.
Oralidade, música
Criatividade, oralidade,
Oralidade, atenção, Interação, coordenação motora ampla, cooperação
Oralidade e interação
Musicalidade, Meio ambiente, Oralidade
Artes, criatividade, imaginação

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Na rodinha conversamos sobre o que podemos aprender através da música e as brincadeiras, muitos foram os relatos e surgiram várias ideias que eles gostariam de fazer como criar um “projeto” (confeccionar algo e apresentar para a turma), fazer rimas. Eles adoraram as brincadeiras, tocar os instrumentos. A realização da expedição foi bastante divertida, pois foi um momento de interação e participação de todos.

Ficha Técnica
Escola
EMEF Sílvio Aquino

Diretor
Leonice Regina Kowalski

Turma
Pré

Número de alunos
21

Educadores
Michelli de Lima Roggia

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Santiago

Cooperativa
SICREDI VALE DO JAGUARI RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO SANTIAGO VILA NOVA

Apoiadores
Família
Comunidade Escolar
Quartel

Assessoria Pedagógica
Micheli Cazaroli
“O projeto foi bastante significativo para turma, pois, envolveram-se nas atividades propostas: brincadeiras, jogos, roda cantada com a bandinha de instrumentos com bastante entusiasmo. Foi extremamente importante para o desenvolvimento da oralidade, criatividade e o espírito cooperativo entre outros. ”
Michelli Roggia | Professor(a)