Cantando a gente brinca e brincando a gente aprende
“ “ Eu gostei que brincamos bastante, a gente fez os brinquedos, os instrumentos, gosto quando cantamos e tocamos com a bandinha, achei legal a trilha das rimas."
Michel Mulazzani | aluno(a)
“ “Foi muito prazeroso fazer os instrumentos e brinquedos com a Jordana. Pois, a realização acaba desenvolvendo a habilidade de trabalhar em equipe, tornando-se uma pessoa melhor. Também desenvolveu conexões sociais que talvez não teriam sido criadas se não fosse pelo instrumentos musicais e brincadeiras. ”
Mirian Borba | responsável
Pergunta Exploratória
O que podemos aprender com a música e as brincadeiras?
Expedição Investigativa
A expedição Investigativa aconteceu em dois momentos na própria escola. Primeiramente a partir dos questionamentos e curiosidades das crianças foi levantado o tema música e brincadeiras. Foi disponibilizado vários cantinhos para as crianças interagirem: bandinha / bambolês/ amarelinha/ corda. Foi um momento de muita socialização, pois tiveram a oportunidade de tocar os instrumentos que desejavam, cantando algumas cantigas. E apresentaram bastante interesse nas brincadeiras também. A aluna Laura do 3º ano finalizou cantando algumas músicas para turma e os alunos interagindo com os instrumentos musicais da bandinha.
O segundo momento foi apreciar a Fanfarra do quartel em uma apresentação na Escola. Onde ficaram todos entusiasmado com os instrumentos, querendo aprender a tocar.
Objetivos
Promover a partir da música, e das brincadeiras a integração das crianças, dando-lhes oportunidades de expressar sensações, sentimentos, desenvolver a criatividade e imaginação, proporcionando assim momentos prazerosos de aprendizagem.
Comunidade de Aprendizagem
Professores
Alunos
Familiares
Funcionários do Museu
Fanfarra do Quartel
Articulação com o currículo
Artes, musicalidade ,meio ambiente
Artes, criatividade, família
Música, oralidade
Interação, coordenação motora ampla, cooperação
Releitura de imagens, artes, cores
Meio ambiente, artes, cooperação, Cores, Letras e numerais.
Oralidade, música
Criatividade, oralidade,
Oralidade, atenção, Interação, coordenação motora ampla, cooperação
Oralidade e interação
Musicalidade, Meio ambiente, Oralidade
Artes, criatividade, imaginação
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Na rodinha conversamos sobre o que podemos aprender através da música e as brincadeiras, muitos foram os relatos e surgiram várias ideias que eles gostariam de fazer como criar um “projeto” (confeccionar algo e apresentar para a turma), fazer rimas. Eles adoraram as brincadeiras, tocar os instrumentos. A realização da expedição foi bastante divertida, pois foi um momento de interação e participação de todos.