Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Maria das Dores de Alcântara: Vida, Formação e Trabalho Achei muito importante e legal as atividades realizadas em sala de aula e fora dela. Os passeios e as brincadeiras. Foi muito importante saber sobre a vida de uma mulher tão importante que fez muito pelas crianças e como homenagem receber seu nome em uma escola. Aprendi danças novas, brincadeiras, letras e números.
Raul Barbosa Monteiro da Silva | aluno(a)
Gostei muito do projeto realizado pelo CMEI, pela professora da sala do meu filho e pelos demais alunos. Meu filho gostou muito de participar das brincadeiras, das atividades e principalmente do passeio ao asilo, pois achou importante as crianças levarem alegria aos idosos que lá vivem e passam seus dias sozinhos. Aprendeu também a importância da professora ser capacitada, dedicada e bondosa para que nossas crianças se desenvolvam plenamente.
Ederlei José de Souza | responsável
Pergunta Exploratória

O que você sabe sobre Maria das Dores de Alcântara?

Expedição Investigativa

A professora explicou aos alunos que no passado a cidade não era dessa forma. Tudo está diferente de hoje, bem como muitas pessoas que viveram naquela época já não estão mais entre nós como por exemplo a nossa patronesse: Professora Maria das Dores de Alcântara. Assim, levamos os alunos a um supermercado da cidade chamado Planalto, onde há em suas paredes fotos enormes antigas de escolas, igrejas entre outras. Em outro momento levamos os alunos para visitarem as escolas que a Professora Maria das Dores trabalhou. No final da visita a uma das escola uma professora que trabalhou com a Maria das Dores fez uma palestra para os alunos explicando tudo que sabia sobre a patronesse entregando a eles uma lembrancinha com uma mensagem sobre ela. A expedição foi finalizada com uma roda de conversas onde foi apresentada a biografia da Patronesse e fotos relacionadas a sua vida, família e trabalho.

Objetivos

 Oportunizar aos estudantes e a comunidade escolar o conhecimento sobre a vida da Professora Maria das Dores de Alcântara a partir das pesquisas realizadas e atividades desenvolvidas, conscientizando-os da importância de se resgatar as memórias e os valores deixados pela patronesse em sua história de vida.
• Investigar e analisar a história da formação ao trabalho da Professora;
• Realizar atividades que proporcionam o saber da cooperação, respeito, amizade entre as diferentes formas de pensar, agir, desenvolvendo interação e a solidariedade;
• Despertar a curiosidade dos estudantes em conhecer a história da vida da Professora Maria das Dores de Alcântara;
• Construir novos saberes.
. Criar a Bandeira e o Hino de nossa Escola.

Comunidade de Aprendizagem

Após terminar de aplicar todas as atividades do projeto para as crianças a professora conversou com os alunos sobre tudo que foi trabalhado durante o desenvolvimento do mesmo e verificou-se que o que as crianças mais aprenderam foi sobre o tema solidariedade presente nas ações da nossa patronesse. Dessa forma, reforçou-se o tema e marcou-se uma visita no asilo da cidade para que as crianças pudessem visitar os idosos, como ato de solidariedade os alunos levaram um potinho de doce de mamão feito pelas funcionárias da escola. Antes do passeio conversamos com as crianças onde iriamos. Durante a visita as crianças se emocionaram muito, fizeram vários questionamentos, conversaram com os idosos. Um aluno falou em voz alta um versinho, depois todas crianças repetiram. Em seguida as crianças entregaram um potinho de doce de mamão Os idosos ficaram muito felizes com este ato de solidariedade.

Articulação com o currículo

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
• História da vida da Professora Maria das Dores de Alcântara;• Escuta e interpretação de história e da biografia da vida da patronesse;
• Promover momentos de escrita espontânea e identificação de letras;• Ilustrações.
• Produção de um livro infantil sobre a vida da patronesse.
MOVIMENTO E MÚSICA: Movimentos corporais através de danças e brincadeiras;• Músicas relacionadas as histórias e conteúdos trabalhados como por exemplo: A minhoca ia passando pela jaula do leão, o ratinho qui qui qui, alimentação, entre outras.
Matemática:
• Trabalhar os numerais 1, 2, 3, 4 e 5;• Conceitos matemáticos;• Sequência numérica: numerais de 0 a 5.
NATUREZA E SOCIEDADE:
• Trabalho e profissões;• Alimentação.
TEMAS TRANSVERSAIS:
• Cooperação;• Amizade;• Solidariedade
ARTE:
• Dobradura de um ratinho; Confecção de uma máscara de um leão; Montagem de uma árvore generosa; Confecção da Bandeira da Escola; Produção do Hino da Escola.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Por meio deste projeto notamos mais envolvimento, prazer e interesse dos alunos para com uma aprendizagem significativa;maior autonomia dos alunos e professores no processo de construção do conhecimento; muitas possibilidades de trabalho em grupo, criando condições de cooperação e gerando novas formas de aprendizagem, maior compreensão dos conteúdos tendo em vista sua abordagem contextualizada. Nós, enquanto escola, tentamos envolver o máximo as famílias em tudo que realizamos durante o projeto, mas nem todos nos deram as respostas esperadas para cada atividade que os professores de alguma forma enviaram para casa para que as crianças pudessem fazer junto com seus pais. Ainda precisamos trabalhar muito mais a questão familiar para que todos possam criar uma educação de qualidade. Família e escola construindo uma sociedade mais justa e uma educação de qualidade para todos.

Ficha Técnica
Escola
CMEI Maria das Dores de Alcântara

Turma
Pré I A

Número de alunos
18

Educadores
Rosana Celestina Regli da Silva

Estado
Paraná

Município
Terra Boa

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TERRA BOA

Apoiadores
- Banco SICREDI;
- Equipe Diretiva do CMEI;
- Funcionárias da escola.

Esse trabalho teve como objetivo analisar a vida, o trabalho e a contribuição da nossa Patronesse para a comunidade. Foi de grande valia, tudo que nós aprendemos sobre sua vida, sua formação e seu exemplo de vida tão solidário. Os trabalhos desenvolvidos em sala de aula, as palestras, as visitas, os ensaios, a elaboração do hino e da bandeira da escola, a culminância enfim, tudo que foi realizado durante a elaboração deste projeto trouxe muito conhecimento a todos os envolvidos.
Desta forma, este projeto foi muito relevante para construção de nossa escola, de modo que foi a partir de todas as atividades realizadas por todos nós professores que criamos e resgatamos a nossa história a de nossa Patronesse que será lembrada por todos junto com a bandeira e o hino que foi surgindo com o projeto. Posso dizer que foi gratificante, buscar as raízes de nossa escola.
Rosana Celestina Regli da Silva | Professor(a)