Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Espelho, espelho meu ... Este sou Eu!
Pergunta Exploratória

Como eu me vejo?

Expedição Investigativa

A sala de aula foi organizada em forma de rodinha em frente ao espelho. Inicialmente conversamos sobre a atividade que seria desenvolvida em frente ao espelho. Na sequência os alunos foram individualmente convidados a ir até o espelho e se olhar (re) conhecer. Foi dialogado sobre as características do corpo e especial, sobre: cor do cabelo, da pele, dos olhos, a altura e estatura. Percebeu-se que o que mais chamou atenção dos alunos foi a cor da pele, e a diferença do tamanho, estatura, cor dos olhos, do cabelo que existe entre os colegas.

Objetivos

Desenvolver atividades lúdicas que possibilitem conhecer o corpo e como é importante o cuidado com ele; Perceber o processo de desenvolvimento físico do próprio corpo; Estimular a coordenação motora fina e ampla.

Comunidade de Aprendizagem

Famílias: Lemos; Oliveira; Sartori; Soares; Anklam; Da Silva; Chagas; Da Motta; Führ; Tibola; Couto; Caron; Bajeja; Prates; Martins; Parizotto; Tribess e Lima.

Articulação com o currículo

Demonstrar empatia pela história e pelas características do outro; Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação; Comunicar suas ideias e sentimentos com desenvoltura; Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências por meio da linguagem oral e escrita, de fotos, desenhos e outras formas de expressão; Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação; Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com os colegas, professores e demais pessoas de seu convívio; Identificação de seu próprio nome e em relação a dos colegas; Expressar ideias e sentimentos sobre suas vivências, por meio de linguagem oral e escrita, fatos, desenhos e outras formas de expressão; Valorização da história de vida do professor e dos alunos; Demonstrar valorização do seu corpo, nas diversas atividades dos quais participa e em momentos de cuidado de si e do outro.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Meu Primeiro Passo

Diretor
Daiani Temís Gonsatto

Turma
Pré-Escolar I

Número de alunos
19

Educadores
Elisandra Prestes Bottega

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Derrubadas

Cooperativa
SICREDI CELEIRO RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DERRUBADAS

Apoiadores
Família e comunidade escolar.

Assessoria Pedagógica
UCEFF
Percebi que o Projeto teve resultados muito positivos e ricos em aprendizagens, foi fundamental na construção da identidade de cada aluno, por criar e favorecer novas interações, ampliando conhecimento e o reconhecimento de si e dos outros. A participação e a colaboração das famílias, também foram fundamentais para a realização de algumas ações.
Elisandra Prestes Bottega | Professor(a)