Desbravando Derrubadas e sua evolução.
                                                                
                                
	                                	                                	Pergunta Exploratória
	                                    
Como surgiu o processo de demarcação do município?
	                                    
	                                                                	Expedição Investigativa
                                    
 No dia 19 de março, os alunos juntamente com alguns professores (  Maria Becker, Lucineyde, Bruna) visitaram as divisas do município, como: Barra Do Guarita, Tenente Portela, Três Passos, Esperança do Sul)\nNo retorno para a escola, os alunos construíram relatórios. Contudo pelas descrições não foi possível num primeiro momento  definir uma temática. Para tanto,  definiu-se em conjunto que seria desenvolvido uma nova roda de conversa, para com eles definir o tema do projeto. Após acontecer este segundo momento de conversa  com a  turma, decidiu-se  que será trabalhado sobre os avanços que o município teve desde sua emancipação até os dia atuais. 
                                    
                                    Objetivos
                                    
 Pesquisar   as evoluções ocorridas em nosso município, compreendendo o processo de demarcação. 
                                    
                                    Comunidade de Aprendizagem
                                    
 Gildo Rigo e Almiro Buchnner - Linha Bonita; Biólogos e Gestores do Parque; Secretaria do agricultura e meio ambiente; CIGRES; Simone Sanguebuch Bester (Daiana - Uceff) e famílias. 
                                    
                                    Articulação com o currículo
                                    
 Região Sul; Painel; Caminhada orientada; Conjunto de números inteiros relativos; Reino animal; Ecologia;\nEducação ambiental e biodiversidade brasileira; Esculturas naturais; Sociedade; Governo; Imigrantes (etnias); Números inteiros- Construção de gráficos; \nProdução textual (gênero/memórias); Território Formação do território; criatividade, cores quentes e frias, traços; Programas e indicadores de saúde pública;\nEvolução esportiva no município; Transporte e comunicação; Preservação da biodiversidade; Interação entre biótico e abiótico; Resoluções de problemas  das quatros operações; Sistema monetário; Porcentagem.