Viajando na Imaginação da Leitura e Escrita!
Pergunta Exploratória
Porque este ninho esta aqui? Porque queriam que as pessoas lessem mais?
Expedição Investigativa
Os alunos foram conduzidos até a praça municipal Dorival Rigodanzzo, local em que presenciaram um momento de contação de história, com as bibliotecárias da escola Salto Grande. Além disso, tiveram a oportunidade de conhecer o ninho do livro, e manusearam os livros que estavam a disposição neste local. \n\nNo retorno para a escola realizou-se a rodinha de conversa sobre o que visualizaram e perceberam naquele local. Na sequência foram desafiados a desenhar: “ O que mais gostei da expedição.” Percebeu-se que o que mais chamou a atenção, e eu foi representado nos desenhos, foi: livros; igreja, animais- em especial ao coelho e os pássaros.
Objetivos
Vivenciar momentos de leitura e escrita, possibilitando alfabetizar-se e letrar-se com o prazer.
Comunidade de Aprendizagem
Bibliotecárias, direção.
Articulação com o currículo
Diferenciar letras, números e desenhos; Criar desenhos associando-se as letras do alfabeto; Oralidade; Leitura e escrita; Características da conversação espontânea;Aspectos não linguísticos (para linguísticos) no ato da fala; Leitura silenciosa e oral; individual e em grupo de palavras, frases e pequenos textos; Introdução ao conhecimento de Gêneros textuais (contos de fadas, lendas, fábulas, cantigas folclóricas, de roda, parlendas, trava-línguas, leitura de imagens); Mitos, contos, histórias, lendas, poema, cantiga, parlenda, adivinhas, trava-línguas, fábulas, receitas, texto enigmáticos, histórias em quadrinho, rodas de conversa; Família: Quem é a minha família? ; Família hoje e família dos pais e avós (comparação); Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar); Introdução da adição e subtração simples com uso de história matemática;