Cuidando do meu lixo: município limpo, ambiente saudável!
Pergunta Exploratória
Qual o destino do lixo que chega ao CIGRES? Qual o destino do lixo produzido em nosso município?
Expedição Investigativa
No da 23 de março os alunos juntamente com direção/professora titular deslocaram-se até o CIGRES no município de Seberi, para compreender como acontece a separação e qual o destino dado para os produtos que chegam até este local. No retorno para a sala de aula, foi realizada uma roda de conversa, desenhos e produção textual em relação ao passeio desenvolvido. Percebeu-se que o que mais chamou atenção dos alunos foi: separação, a organização por cores, a ampla quantidade de lixo, o número de pessoas trabalhando no local e o maquinário utilizado. Destaca-se ainda, que os alunos em conjunto e democraticamente elaboração e escolheram o nome do projeto cooperativo de aprendizagem para este ano.
Objetivos
Compreender o que é educação ambiental, aprendendo a realizar a separação correta do lixo, a reciclar e reutilizar os materiais quando possível, contribuindo para manter o ambiente limpo e saudável. Reconhecer e respeitar todas as profissões, valorizando e compreendendo que o ser humano tem importância pelo seu eu e não pelo que possui.
Comunidade de Aprendizagem
CIGRES.
Articulação com o currículo
Produção textual (introdução, desenvolvimento e conclusão); Produção textual oral em situações específicas de entrevista; Discurso oral (comunicação);\Tipos de frase; Uso do dicionário; Gramática contextualizada; Narrativa; Gráfico e tabelas; Grandezas e medidas; Natureza, ambientes e qualidade de vida; Preservação e de degradação da natureza; Higiene ambiental e social; Educação Ambiental (tratamento correto do lixo); Valores (valorização do próximo); Artes visuais (desenhos e pintura). Expressão oral utilizando diversos recursos; Leitura livre; Estratégias de escuta de textos orais em situações específicas de interação; Artes visuais; Quatro operações; Fixação de sistema monetário com situações problemas; Educação Fiscal; Educação Ambiental; Natureza, ambientes e qualidade de vida; Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social; Reflexões sobre fatos sociais da atualidade. Comunidades que compõe o município;Localidade onde a escola está inserida.