Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Produção de mel como fonte alternativa de renda "Com este trabalho aprendemos muito sobre a Apicultura, como ela é manuseada, aplicada e praticada em nosso Município, Estado e País".
"É muito bom saber que hoje em dia essa atividade ainda é praticada pela nossa geração, além de gerar uma boa e sustentável economia".
"Aprendemos muito com as palestras sobre abelhas com a Stela e Ernesto, sem esquecer das balas de mel feitas pelo nosso grupo e professora".
" Podemos dizer que a Apicultura nos proporciona benefícios".
"Além disso aprendemos a importância da abelha em nossa comunidade e como o mel ajuda nossa saúde".
Karen, Brenda, Bruno, Alan e Yasmin | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Que alternativas teríamos para agregar renda à propriedade rural?

Expedição Investigativa

A Escola participou de um dia no Instituto Federal de Educação - Campus de Ibirubá com o fim de conhecer a escola. Houve um interesse e curiosidade quando chegaram próximo das caixas de abelhas sem ferrão. Questionamentos surgiram em sala de aula a partir desse passeio.

Objetivos

Explorar possibilidades para agregar renda na propriedade, destacando a criação de abelhas e a importância do mel, de forma sustentável. Estimular o interesse dos alunos pelo conteúdo matemático, possibilitando a enxergar a matemática em situações cotidianas.

Comunidade de Aprendizagem

Extensionista e técnico agrícola da Emater, Famílias

Articulação com o currículo

Pesquisa no Laboratório de Informática a respeito das abelhas, especialmente o mel;
Confecção de cartazes e apresentação do resultado das pesquisas aos colegas;
Palestra com a Extensionista Istela Fristch e o técnico agrícola Ernesto Luiz Schwaab sobre Apicultura e produção de mel;
Cálculos com medidas de massa e o sistema monetário;
Construção de maquete, explicando a produção de mel, com ênfase nas caixas e colmeia;
Pesquisa sobre o formato dos favos;
Oficina de confecção de produtos a partir do mel – Extensionista da Emater;
Ensino Religioso: Trabalho com o texto Inseto Social e degustação de um café com produtos a partir do mel;
Confecção de um caderno de receitas a partir do mel.


Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual de Ensino Fundamental Frei Anselmo

Turma
8º e 9º anos

Número de alunos
18

Educadores
Sandra Provensi Corazza

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Selbach

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO ROTA DAS TERRAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SELBACH

Apoiadores
Cirlei Prediger

Assessoria Pedagógica
Greta Consultoria
O projeto durou um trimestre e foi muito válido, percebeu-se o interesse dos alunos na busca pela informação. Tivemos a parceria do pessoal da EMATER, o que despertou curiosidade e puderam esclarecer dúvidas. Foi minha primeira experiência com projetos em turma multisseriada, foi muito bom e gratificante. A gente percebe que os alunos gostam quando o tema parte do interesse deles.
Sandra Provensi Corazza | Professor(a)