ENERGIAS E SUAS TRANSFORMAÇÕES
                                                                	“ Eu aprendi que a energia é uma coisa delicada e complexa de fazer e de controlar. Eu aprendi que os humanos necessitam de energia para o dia a dia, por exemplo para se comunicar, brincar e estudar e que existem muitas formas de energia como: solar, eólica e elétrica.                                    
                                     Vitor Heinen | aluno(a) 
                                                                	“ Foi bom porque meu filho nos relatou algumas coisas que para nós era novidade. Sempre é bom aprender coisas novas. Continuar sempre trabalhando a realidade e novas tecnologias.                                    
                                     Deize Ulsenheimer | responsável 
                                                                
                                
	                                	                                	Pergunta Exploratória
	                                    
O que vimos e ouvimos nesse espaço?
	                                    
	                                                                	Expedição Investigativa
                                    
 Visita a uma fábrica de móveis que é a primeira na região a instalar equipamentos de uso da energia solar para toda a indústria e para a residência do proprietário. Identificar que essa tecnologia faz bem para o meio ambiente produzindo energia limpa e economia na fatura mensal. Esta visita despertou ainda mais o interesse em aprender sobre energia, que é do currículo do quinto ano. Os alunos já tinham ouvido falar, mas não haviam visto de perto seu funcionamento. Quando retornamos para a sala realizamos uma roda de conversa e dessa surgiu o tema do projeto. 
                                    
                                    Objetivos
                                    
 Identificar as transformações e tipos de energias nos processos naturais e por meios de instrumentos tecnológicos. 
                                    
                                    Comunidade de Aprendizagem
                                    
 Alunos, parodessores, direção, pais. 
                                    
                                    Articulação com o currículo
                                    
 Ciências: energia e seus tipos e suas transformações, temperaturas, energias, clima.\nPortuguês: oralidade, escrita, interpretação.\nCiências: meio ambiente, reciclagem.\nArtes: maquetes.\nInglês: nomenclatura.