Aprendendo com a musicalização
“ Eu gostei dos violões; a flauta era legal; eu gostei de cantar as músicas de Páscoa; eu gostei de andar de ônibus.
Júlia Morona | aluno(a)
“ No primeiro ano, nós pais, estamos ansiosos e curiosos para saber se nossos filhos vão se alfabetizar com facilidade. E esse projeto de musicalização no processo ensino aprendizagem, fez com que a alfabetização ocorresse de forma natural e lúdica.
Odair Morona | responsável
Pergunta Exploratória
O que eu sinto quando ouço músicas? O que eu posso aprender ouvindo músicas?
Expedição Investigativa
Aconteceu no dia 21 de março, no turno matutino, onde os alunos foram até o SCFV assistir aulas de música com o professor Marnico Marschal. Fomos de ônibus até o local e muito bem recepcionados pelo professor de música, pelas assistentes sociais e psicóloga do local. Foram tocadas e cantadas várias músicas, acompanhadas de violão e flauta. Foi possível observar o entusiasmo das crianças pelos instrumentos e pelas músicas. Após a investigação foi feita uma roda de conversa onde os alunos disseram que gostaram de andar de ônibus, cantar e ver os alunos tocar os instrumentos.
Objetivos
Proporcionar aprendizagens de alfabetização através da música.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professoras, direção, pais.
Articulação com o currículo
MATEMÁTICA: Cantar música que indicam os números e quantidades para introduzir alguns conhecimentos matemáticos e a lateralidade. \nPORTUGUÊS e INGLÊS: Realizar a alfabetização através de cantos que trazem as letras do alfabeto para conhecer textos, frases e palavras. \nENSINO RELIGIOSO e EDUCAÇÃO FÍSICA: A Musicalização é um poderoso instrumento de educação. Desenvolve na criança a sensibilidade musical, a concentração, a coordenação motora, a sociabilização, a acuidade auditiva, o respeito a si próprio e ao grupo, a destreza do raciocínio, a disciplina pessoal, o equilíbrio emocional dentre outras qualidades que colaboram na formação do indivíduo.