Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Contação de Histórias e a interdisciplinaridade na Literatura Infantil: mexendo com valores humanos A contação de histórias foi simplesmente fantástica. Foi lindo ver como todas aquelas crianças estavam estáticas, imóveis, encantadas com a história. A alegria do Dídio, ilustrador do livro, também foi muito emocionante pra nós. Cada um que ajudou, mesmo que só enchendo os balões, pode sentir a emoção de fazer parte daquilo. Esse projeto nos fez ver que podemos fazer muito mais do que fazíamos. Se o Dídio, um cadeirante, com apenas dois dedos conseguiu ilustrar um livro, desenhar tão bem, o que nós que somos saudáveis não podemos fazer? Isso foi uma inspiração para nós, um combustível a mais para a nossa caminhada.
Isadora Hannecker Severo | aluno(a)
Além de me surpreender com a filha apresentando, pois a menina é muito tímida e não gosta muito de falar, me emocionei com o projeto por trazer uma história não apenas do livro mas uma história real de superação. Esse aprendizado é que minha filha vai levar para sempre. Venceu a timidez e aprendeu a valorizar os outros.
Silvane Oliveira | responsável
Pergunta Exploratória

O que a Literatura Infantil pode nos ensinar? - Literatura Infantil pode ser facilitadora de inclusão?

Expedição Investigativa

Centro Cultural e residência de Aloísio Nodari

Objetivos

Sensibilizar os alunos que a Literatura Infantil deve ser vista como objeto estético e de inclusão\nEstimular os alunos para a leitura como recurso de inclusão social.\nConscientizar a todos de que os valores humanos são construídos a partir de pequenas atitudes no cotidiano, sem a necessidade de grandes inovações.\nMostrar aos alunos que todos somos capazes de significar e ressignificar os valores humanos.

Comunidade de Aprendizagem

Aloísio Nodari, Mari Loures Côgo e professores

Articulação com o currículo

Taís Nodari e Deisi Bressan\n- PE – O que a Literatura Infantil pode nos ensinar?\n- Literatura Infantil pode ser facilitadora de inclusão?\n- Conteúdos: Literatura infantil, intepretações de texto, mensagens implícitas e explícitas, significado de palavras, oralidade, valores humanos, musicalidade, autonomia, agentes do espaço, organização, biomas, meio ambiente, territorialidade, figuras de linguagem, ilustrações, leituras de imagens, teatro linguagem verbal e não verbal, linha do tempo cantos, versos, prosas, lendas e fantasias, expressão corporal.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA ESTADUAL DE ENS FUND BANDEIRANTES

Turma
6º ao 9º Anos

Número de alunos
78

Educadores
Taís Nodari e Deise Bressan

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Sertão

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SERTAO

Apoiadores
Prefeitura Municipal de Sertão

Desenvolver um projeto interdisciplinar não é nada fácil. A parceria entre professores precisa ser forte. A Taís e eu acreditamos em nós mesmas e depois juntamos nossas ideias e apresentamos aos alunos que aceitaram o desafio de criar e recriar novas maneiras de ler e contar histórias. Tudo isso foi possível graças ao mundo da leitura. O poder de ler, ensinar, despertar, investigar, falar sobre, informar, incentivar... a magia aconteceu.