Contação de Histórias e a interdisciplinaridade na Literatura Infantil: mexendo com valores humanos
“ A contação de histórias foi simplesmente fantástica. Foi lindo ver como todas aquelas crianças estavam estáticas, imóveis, encantadas com a história. A alegria do Dídio, ilustrador do livro, também foi muito emocionante pra nós. Cada um que ajudou, mesmo que só enchendo os balões, pode sentir a emoção de fazer parte daquilo. Esse projeto nos fez ver que podemos fazer muito mais do que fazíamos. Se o Dídio, um cadeirante, com apenas dois dedos conseguiu ilustrar um livro, desenhar tão bem, o que nós que somos saudáveis não podemos fazer? Isso foi uma inspiração para nós, um combustível a mais para a nossa caminhada.
Isadora Hannecker Severo | aluno(a)
“ Além de me surpreender com a filha apresentando, pois a menina é muito tímida e não gosta muito de falar, me emocionei com o projeto por trazer uma história não apenas do livro mas uma história real de superação. Esse aprendizado é que minha filha vai levar para sempre. Venceu a timidez e aprendeu a valorizar os outros.
Silvane Oliveira | responsável
Pergunta Exploratória
O que a Literatura Infantil pode nos ensinar? - Literatura Infantil pode ser facilitadora de inclusão?
Expedição Investigativa
Centro Cultural e residência de Aloísio Nodari
Objetivos
Sensibilizar os alunos que a Literatura Infantil deve ser vista como objeto estético e de inclusão\nEstimular os alunos para a leitura como recurso de inclusão social.\nConscientizar a todos de que os valores humanos são construídos a partir de pequenas atitudes no cotidiano, sem a necessidade de grandes inovações.\nMostrar aos alunos que todos somos capazes de significar e ressignificar os valores humanos.
Comunidade de Aprendizagem
Aloísio Nodari, Mari Loures Côgo e professores
Articulação com o currículo
Taís Nodari e Deisi Bressan\n- PE – O que a Literatura Infantil pode nos ensinar?\n- Literatura Infantil pode ser facilitadora de inclusão?\n- Conteúdos: Literatura infantil, intepretações de texto, mensagens implícitas e explícitas, significado de palavras, oralidade, valores humanos, musicalidade, autonomia, agentes do espaço, organização, biomas, meio ambiente, territorialidade, figuras de linguagem, ilustrações, leituras de imagens, teatro linguagem verbal e não verbal, linha do tempo cantos, versos, prosas, lendas e fantasias, expressão corporal.