NOSSAS BELEZAS NATURAIS
“ “APRENDI COM O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO QUE COM UNIÃO PODEMOS FAZER MUITO MAIS E GOSTEI TAMBÉM DA POESIA E DAS BRINCADEIRAS DO Sr. CATUNDA.”
GRAZIELLY AQUINO MAGALHÃES. | aluno(a)
“ “ACHEI DUAS SITUAÇÕES DIFERENTES DO QUE ACONTECE EM SALA DE AULA: O ENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE, DOS PAIS E TODOS OS PROFISSIONAIS E A OUTRA, SAIR COM AS CRIANÇAS MOSTRANDO OUTRA REALIDADE, NÃO SOMENTE AS QUATRO PAREDES DA SALA DE AULA, TRADUZINDO EM GANHOS NA EDUCAÇÃO DOS ALUNOS. SINTO-ME FELIZ POR CONTRIBUIR COM A EDUCAÇÃO DO NOSSO MUNICÍPIO.”
FRANCISCO EDILZE ARAGÃO CATUNDA. | responsável
Pergunta Exploratória
O QUE EU VEJO NESTE LUGAR?
Expedição Investigativa
NOSSA EXPEDIÇÃO INVESTIGATIVA FOI REALIZADA NA CHÁCARA DO CATUNDA, NOS ACOMPANHARAM A PROFESSORA MÁRCIA E A NOSSA COORDENADORA ANA ROSE. NO TRAJETO OS ALUNOS PUDERAM OBSERVAR A PAISAGEM NATURAL, ALGUNS ANIMAIS, ESPÉCIES VARIADAS DE PLANTAS, MUITO CONHECIDAS AQUI NA NOSSA REGIÃO. AO CHEGAR, FOMOS MUITO BEM RECEBIDOS PELO SENHOR FRANCISCO EDILZE ARAGÃO CATUNDA, QUE MUITO CORDIALMENTE NOS CONDUZIU AO INTERIOR DA SUA PROPRIEDADE, ONDE HÁ PISCINAS, PLANTAS, BRINQUEDOS, ANIMAIS DA REGIÃO ESCULPIDOS EM PEDRA PELO SENHOR CATUNDA, QUE NOS CONCEDEU UMA ENTREVISTA, RESPONDENDO A VÁRIAS PERGUNTAS E AINDA NOS PRESENTEOU, RECITANDO UMA POESIA DE SUA AUTORIA INTITULADA: “DIAMANTINO EM VERSOS”, ONDE CONTA UM POUCO DA HISTÓRIA DE DIAMANTINO.
Objetivos
• VALORIZAR AS BELEZAS NATURAIS DO NOSSO MUNICÍPIO, DESTACANDO OS RIOS: DIAMANTINO, BOCAINA, FREI MANOEL, PONTE DE PEDRA E SUMIDOURO, VISTO QUE NOSSA CIDADE É PRIVILEGIADA QUANDO SE FALA DE RECURSOS HÍDRICOS; • CONSTRUIR UMA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL, PARA QUE COMPREENDAM QUE AS BELEZAS NATURAIS PRECISAM SER PRESERVADAS E OS RECURSOS NATURAIS VALORIZADOS.
Comunidade de Aprendizagem
FRANCISCO EDILZE ARAGÃO CATUNDA, STELLA MARIS VANNI CATUNDA, MÁRCIA LOPES RIBAS NOGUEIRA, PAIS, ALUNOS E COORDENAÇÃO.
Articulação com o currículo
COM A REALIZAÇÃO DO PROJETO, TODAS AS ÁREAS DO CONHECIMENTO FORAM ENVOLVIDAS. • PORTUGUÊS: CONSTRUÇÃO DE FRASES, LEITURA, PESQUISAS, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTO;\n• MATEMÁTICA: DESAFIOS, GRÁFICOS; • CIÊNCIAS: O MEIO AMBIENTE, A BIODIVERSIDADE, OS RECURSOS NATURAIS; • HISTÓRIA/GEOGRAFIA: A HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DESTACANDO AS BELEZAS NATURAIS, TEXTOS INFORMATIVOS, VISITAS, PALESTRAS, ONDE OS ALUNOS PUDERAM VIVENCIAR VALORES E ATITUDES QUE OS TORNARAM CIDADÃOS MAIS COOPERATIVO, SOLIDÁRIOS E CONSCIENTES DE SUAS ATITUDES, ATRAVÉS DAS ESTRATÉGIAS TRABALHADAS NO DECORRENDO SEU DESENVOLVIMENTO, COM INVESTIGAÇÕES, TRABALHOS EM GRUPO, VOTAÇÕES, VISITAS, TOMADAS DE DECISÕES, ENTRE OUTRAS.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
ACONTECEU DE FORMA EXPONTÂNEA E COM MUITA ANIMAÇÃO POR PARTE DOS ALUNOS. TODOS PARTICIPARAM DE FORMA EFETIVA, CONVERSANDO ENTRE SI, SUGERINDO NOMES, CHEGANDO A CONCLUSÃO QUE A ESCOLHA DO NOME SERIA ATRAVÉS DE VOTAÇÃO, ONDE DOIS ALUNOS ESCOLHIDOS PELO GRUPO SEGURARIAM AS PLAQUINHAS COM OS DOIS NOMES FINALISTAS: NOSSAS BELEZAS E NOSSAS BELEZAS NATURAIS. E A MAIORIA OPTOU PELO NOME: NOSSAS BELEZAS NATURAIS. NO FINAL TODOS APLAUDIRAM E CONCORDARAM. APÓS A ESCOLHA DO NOME DO PROJETO, DECIDIMOS AS NOSSAS METAS E REGRAS QUE DEVERIAM SER SEGUIDAS.