Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

O relógio da vida!
Pergunta Exploratória

Podemos confiar nas propriedades medicinais dos chás?

Expedição Investigativa

Nosso projeto surgiu a partir da sensibilização das crianças quando o professor chegou na escola com uma dor no estômago, e todos ficaram inquietos com o que fazer para ele melhorasse. Neste dia voltaram para casa e pesquisaram com as famílias o que poderiam indicar para a melhora do professor. No outro dia, compartilharam em uma rodinha de conversa tudo que haviam pesquisado para que o professor se sentisse melhor de saúde. O professor observando o movimento da turminha e o interesse decidiu com as crianças pesquisar sobre os chás e a saúde.

Objetivos

Oportunizar às crianças através de pesquisas e práticas o conhecimento dos chás e hortaliças que fazem bem à nossa saúde.

Comunidade de Aprendizagem

Emater, Famílias

Articulação com o currículo

1. Pesquisa sobre os chás e suas propriedades com as famílias;
2. Roda de conversa com a Emater para conhecer as propriedades dos chás, cultivo, indicação e modo de preparo;
3. Relógio do corpo humano e os chás mais indicados por hora do dia;
4. Livro dos chás com as propriedades e indicações;
5. Plantio dos chás e hortaliças na horta da escola;
6. Vídeo e roda de conversa sobre a importância dos chás para a saúde;
7. Visita ao Horto de chás da cidade de Não-Me-Toque;
8. Construção de um relógio do corpo humano que ficará como o jardim da escola.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental José de Anchieta

Turma
Jardim ao 5º ano

Número de alunos
27

Educadores
Jeovani Luis Dal Castel

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Ibirubá

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO ROTA DAS TERRAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO IBIRUBA

Assessoria Pedagógica
Greta Consultoria
Não estava esperando o projeto surgir, foi uma grata surpresa e uma alegria em ver a preocupação das crianças com a minha saúde, surgiu do depoimento das crianças. No decorrer do projeto, as famílias se envolveram muito nas atividades, envolvemos a comunidade. Fica um legado na escola e na comunidade de forma histórica que se traduz num livrinho que a turminha está organizando.
Jeovani Luis Dal Castel | Professor(a)