O relógio da vida!
Pergunta Exploratória
Podemos confiar nas propriedades medicinais dos chás?
Expedição Investigativa
Nosso projeto surgiu a partir da sensibilização das crianças quando o professor chegou na escola com uma dor no estômago, e todos ficaram inquietos com o que fazer para ele melhorasse. Neste dia voltaram para casa e pesquisaram com as famílias o que poderiam indicar para a melhora do professor. No outro dia, compartilharam em uma rodinha de conversa tudo que haviam pesquisado para que o professor se sentisse melhor de saúde. O professor observando o movimento da turminha e o interesse decidiu com as crianças pesquisar sobre os chás e a saúde.
Objetivos
Oportunizar às crianças através de pesquisas e práticas o conhecimento dos chás e hortaliças que fazem bem à nossa saúde.
Comunidade de Aprendizagem
Emater, Famílias
Articulação com o currículo
1. Pesquisa sobre os chás e suas propriedades com as famílias;
2. Roda de conversa com a Emater para conhecer as propriedades dos chás, cultivo, indicação e modo de preparo;
3. Relógio do corpo humano e os chás mais indicados por hora do dia;
4. Livro dos chás com as propriedades e indicações;
5. Plantio dos chás e hortaliças na horta da escola;
6. Vídeo e roda de conversa sobre a importância dos chás para a saúde;
7. Visita ao Horto de chás da cidade de Não-Me-Toque;
8. Construção de um relógio do corpo humano que ficará como o jardim da escola.