Formas e Sabores: frutas e legumes;
Pergunta Exploratória
Este eu não gosto, Qual o sabor? A fruta é gostosa?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada no dia quatorze de Setembro no Sítio do barrerão de propriedade da Senhora Vó do Aluno Antônio , onde as crianças puderam observar o plantio de frutas laranja, cana, jabuticaba, manga e uma pequena horta. Plantas, árvores de várias espécies e acariciar e observar alguns animais, inclusive a degustação de algumas frutas. Neste contexto surge a curiosidade sobre as cores ,formas e sabores das frutas e legumes .
Objetivos
Abordar e discutir assuntos relacionados à alimentação saudáveis, ampliando os conhecimento dos educandos sobre o tema.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, pais, comunidade escolar, comunidade, Francisca Maria Damacena, Aparecida Sebastiana Costa de Miranda.
Articulação com o currículo
A importância de termos uma alimentação saudável;\nAlimentos naturais e alimentos industrializados;\n Características de alguns alimentos;\n A diferença entre alimentos saudáveis e alimentos pouco saudáveis;\nValorização de atitudes relacionadas à saúde e ao bem-estar individual e coletivo;\nOs benefícios de uma alimentação saudável;\nOs sentidos, tato, olfato, paladar, visão e audição;\nLíngua portuguesa:\n Ampliação do vocabulário;\nNarração de histórias;\nInterpretação de cenas;\n Criar histórias oralmente a partir de desenhos;\n Associação de figuras e letras;\nCriação de histórias orais;\nMatemática:\nNúmeros naturais de 0 a 05;\nFormas geométricas;\nNoções matemáticas, muito/ pouco, cheio/ vazio, perto/ longe, em cima/ em baixo;\nJogo de memória;\nMovimento:\nMotricidade ampla, fina, visomotora, auditiva, visual e tátil; Formação Religiosa:\n Valorização dos alimentos, agradecendo a Deus por tê-lo, enquanto muitos não os têm; Música e Artes:\nParticipação em jogos e brincadeira
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A escolha do tema foi feita após a visita no Sítio do barrerão e assim que retornamos na sala de aula, fiz algumas perguntas para os alunos , pedi para que eles realizassem uma ilustração sobre a expedição investigativa, e nesta etapa observamos que a maioria dos alunos desenharam frutas vistas no pomar e alguns legumes vistos na horta. Comentavam durante o desenho sobre as cores e sabores das frutas degustadas.