Classificação: Alimentação saudável.
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Formas e Sabores: frutas e legumes;
Pergunta Exploratória

Este eu não gosto, Qual o sabor? A fruta é gostosa?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada no dia quatorze de Setembro no Sítio do barrerão de propriedade da Senhora Vó do Aluno Antônio , onde as crianças puderam observar o plantio de frutas laranja, cana, jabuticaba, manga e uma pequena horta. Plantas, árvores de várias espécies e acariciar e observar alguns animais, inclusive a degustação de algumas frutas. Neste contexto surge a curiosidade sobre as cores ,formas e sabores das frutas e legumes .

Objetivos

Abordar e discutir assuntos relacionados à alimentação saudáveis, ampliando os conhecimento dos educandos sobre o tema.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, pais, comunidade escolar, comunidade, Francisca Maria Damacena, Aparecida Sebastiana Costa de Miranda.

Articulação com o currículo

A importância de termos uma alimentação saudável;\nAlimentos naturais e alimentos industrializados;\n Características de alguns alimentos;\n A diferença entre alimentos saudáveis e alimentos pouco saudáveis;\nValorização de atitudes relacionadas à saúde e ao bem-estar individual e coletivo;\nOs benefícios de uma alimentação saudável;\nOs sentidos, tato, olfato, paladar, visão e audição;\nLíngua portuguesa:\n Ampliação do vocabulário;\nNarração de histórias;\nInterpretação de cenas;\n Criar histórias oralmente a partir de desenhos;\n Associação de figuras e letras;\nCriação de histórias orais;\nMatemática:\nNúmeros naturais de 0 a 05;\nFormas geométricas;\nNoções matemáticas, muito/ pouco, cheio/ vazio, perto/ longe, em cima/ em baixo;\nJogo de memória;\nMovimento:\nMotricidade ampla, fina, visomotora, auditiva, visual e tátil; Formação Religiosa:\n Valorização dos alimentos, agradecendo a Deus por tê-lo, enquanto muitos não os têm; Música e Artes:\nParticipação em jogos e brincadeira

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

A escolha do tema foi feita após a visita no Sítio do barrerão e assim que retornamos na sala de aula, fiz algumas perguntas para os alunos , pedi para que eles realizassem uma ilustração sobre a expedição investigativa, e nesta etapa observamos que a maioria dos alunos desenharam frutas vistas no pomar e alguns legumes vistos na horta. Comentavam durante o desenho sobre as cores e sabores das frutas degustadas.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Rodolfo Trechaud Curvo

Diretor
Maria Aparecida Domingos

Turma
Pré I “B”

Número de alunos
20

Educadores
Joelma Júlia Do Carmo

Estado
Mato Grosso

Município
Araputanga

Cooperativa
SICREDI NOROESTE MT E ACRE

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ARAPUTANGA

Apoiadores
Francisca Maria Damacena, Aparecida Sebastiana Costa de Miranda

Assessoria Pedagógica
Cristiane Otilia Colosso
Os alunos mostraram interesse em executar as atividades que foram planejadas e organizada de forma dinâmica e não memorizadas mecanicamente, mas sim aprendendo de forma lúdica com o contato direto, por meio de observações e trabalhos confeccionados. A cada atividade realizada, e descobertas, novas pesquisas iam surgindo de ampliação no repertório do projeto despertando nos alunos um maior interesse pelo tema.
Joelma Júlia Do Carmo | Professor(a)