ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Pergunta Exploratória
O que vi e gostei nesse espaço?
Expedição Investigativa
A expedição realizou-se na propriedade rural do Sr. Antônio Granoski, na comunidade Vale das Uvas - Planalto, dia 29/03/2018, à tarde.\nFoi um passeio maravilhoso, os alunos comeram bergamota, brincaram pelos gramados, viram açude, lavouras, horta e pomares.\nNa propriedade os alunos observaram os alimentos que são produzidos como: peixe, caqui, laranja, bergamota, uva, figo, jabuticaba, limão, lima, boi, vaca, galinha, verduras, alface, raditi, cenoura, repolho, feijão, tempeiros, mandioca, batata entre outros.\nOs alunos gostaram muito do passeio, pois é um lugar bonito, organizado, produtivo, onde as pessoas são bem acolhidas.
Objetivos
Compreender a importância dos alimentos em nossa vida, tendo em vista a aprendizagem de hábitos saudáveis, capazes de construir e/ou reconstruir procedimentos e atitudes .
Comunidade de Aprendizagem
Família e escola.
Articulação com o currículo
- História Camilo o Comilão: \nAs crianças irão assistir a história de Camilão o Comilão, após os alunos irão desenhar e escrever o nome dos alimentos que aparecem no texto.\n- Construção de móbilis sobre os alimentos classificando-os em frutas, verduras e legumes.\n- Listar o nome de outras frutas, verduras e legumes que você conhece, além das que apareceram na história.\n- Contagem do número dos alimentos listados por grupo;\n- Pesquisa: Qual a sua fruta preferida?\n- Construção de gráficos.\n- Sanduíche Natural: Será organizado na sala de aula, com alunos e professora, uma montagem de sanduíches diferentes, inovadores, a fim de desafiar as crianças a experimentarem novos sabores como verduras e legumes (beterraba, cenoura, abobrinha, brócolis, tomate, pepino, cebola, pimentão, com o intuito desenvolver o paladar das crianças para os diversos tipos de sabores.\n- Pesquisa de preços\n- Cálculo coletivo do preço do sanduíche....\n- Montar jogo da memória: será construído com os alunos