Água nossa de cada dia.
Pergunta Exploratória
Como podemos preservar a nossa água?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa ocorreu no Arroio Cancela, onde os alunos foram direcionados com a pergunta: Como podemos preservar a nossa água?
No caminho do local, os alunos já puderam observar a falta de cuidado com o meio ambiente, bastante lixo e mato. Chegando ao arroio verificaram que a água era muito suja e que as pessoas jogavam todo o tipo de lixo na água e na sua redondeza.
Após a expedição, os alunos confeccionaram uma cartaz com tudo o que gostariam de saber sobre a água.
Objetivos
Conscientizar os alunos da importância deste recurso natural, a água, que atualmente está sendo utilizado de forma inconsequente, fazer um estudo sobre a água, conhecer como se dá o tratamento da água e doenças transmissíveis.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos e professora
Articulação com o currículo
Pesquisa na internet sobre as doenças transmitidas
produção de textos sobre o tema pesquisado
Estados físicos da água:
Experiências com os estados físicos da água
Pesquisa em casa sobre as contas de água e de quem utiliza o poço artesiano
Análise da conta de água:
Valores
Impostos
Consumo
Trabalho com a conscientização do consumo através de cartazes
Características da água potável
Como se dá o tratamento da água
Qual a capacidade da barragem de Santa Maria
O que devemos fazer para economizar a água
Produção de um cartaz com as in-formações obtidas
Ciclo da água:
Trabalho com textos informativos e vídeos
Importância de tomar água:
Conversa em sala de aula sobre a quantidade que devemos beber água por dia conforme a idade
Ação coletiva para manutenção do bebedouro na escola