Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Pé de milho
Pergunta Exploratória

O que é possível fazer com o milho?

Expedição Investigativa

Aconteceu durante uma visita a uma plantação de milho, onde pudemos observar o interesse das crianças pelo vegetal, mediante questionamentos e curiosidades. Após essa visita foi encaminhado para as famílias e as crianças um questionamento sobre o consumo de alimentos originados do milho. Sendo a seguinte pergunta: Sua família tem o hábito de consumir o milho e seus derivados? De que forma?

Objetivos

Explorar o processo de cultivo do milho e o seu uso para a produção de derivados. Desenvolver a capacidade de observar, experimentar e registrar o desenvolvimento do milho. Desenvolver as habilidades de escrita e leitura e cálculo a partir do tema abordado. Desenvolver noções de tempo e espaço e quantidade. Proporcionar as crianças um contato com o milho nas suas variadas formas. Utilizar o milho como recurso didático de alfabetização. Proporcionar as crianças um contato com uma plantação de milho.

Comunidade de Aprendizagem

Para desenvolver o projeto contamos com a participação da comunidade escolar, sendo os alunos, suas famílias, professores, coordenação e direção da escola. Contamos também com a colaboração de duas famílias, uma produtora de milho e outra proprietária de um moinho.

Articulação com o currículo

PORTUGUÊS: Uso da linguagem oral para conversar e brincar; Compreensão, interpretação e dramatização oral da história Galinha Ruiva; Observação e manuseio de materiais impressos; Livro de literatura infantil, lenda do milho, receitas; Valorização da leitura e da escrita como fonte de prazer e entretenimento; Hora do conto, registro de palavras e frases relacionadas ao tema abordado; Identificação dos fonemas e grafemas da palavra Milho no alfabeto; Caça palavras; Receita do bolo de milho; Parlendas: A galinha do vizinho.
MATEMÁTICA: Representar, contar, ler e registrar quantidades por meio das brincadeiras; Jogo: Quem junta mais ovos; Tabela e gráfico do resultado do jogo e da brincadeira com peteca; Resolver situações-problema que envolva adição e subtração até 99; Unidade e dezena, dúzia e meia dúzia com uso de caixa de ovos e grãos de milho; Receita – unidades de medidas (colher, xícara, copo).
CIÊNCIAS HUM.: Desenv. a capacidade de observar e registrar o crescimento da planta.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROF. ALTAYR CALDARTT

Diretor
Mauriane Pessini Tortelli

Turma
1º Ano A e B

Número de alunos
23

Educadores
Cristina da Silva\nEliane Gomes\nCoordenação\nNutricionista

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Campinas do Sul

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CAMPINAS DO SUL

Apoiadores
Secretaria de Educação

Este projeto teve como foco o trabalho interdisciplinar, aliando as diferentes áreas de conhecimento, fazendo com que o aluno perceba esta inter-relação com a sua vida cotidiana, por meio de atividades mais práticas e significativas. Os alunos foram extremamente participativos, opinando, dialogando e interagindo com a turma. Contribuíram com o grupo nas atividades coletivas propostas.Foi gratificante poder proporcionar aos alunos o contato direto com o milho,a construção de novos conhecimentos e curiosidades.
Cristina da Silva e Eliane Gomes | Professor(a)