Pé de milho
Pergunta Exploratória
O que é possível fazer com o milho?
Expedição Investigativa
Aconteceu durante uma visita a uma plantação de milho, onde pudemos observar o interesse das crianças pelo vegetal, mediante questionamentos e curiosidades. Após essa visita foi encaminhado para as famílias e as crianças um questionamento sobre o consumo de alimentos originados do milho. Sendo a seguinte pergunta: Sua família tem o hábito de consumir o milho e seus derivados? De que forma?
Objetivos
Explorar o processo de cultivo do milho e o seu uso para a produção de derivados. Desenvolver a capacidade de observar, experimentar e registrar o desenvolvimento do milho. Desenvolver as habilidades de escrita e leitura e cálculo a partir do tema abordado. Desenvolver noções de tempo e espaço e quantidade. Proporcionar as crianças um contato com o milho nas suas variadas formas. Utilizar o milho como recurso didático de alfabetização. Proporcionar as crianças um contato com uma plantação de milho.
Comunidade de Aprendizagem
Para desenvolver o projeto contamos com a participação da comunidade escolar, sendo os alunos, suas famílias, professores, coordenação e direção da escola. Contamos também com a colaboração de duas famílias, uma produtora de milho e outra proprietária de um moinho.
Articulação com o currículo
PORTUGUÊS: Uso da linguagem oral para conversar e brincar; Compreensão, interpretação e dramatização oral da história Galinha Ruiva; Observação e manuseio de materiais impressos; Livro de literatura infantil, lenda do milho, receitas; Valorização da leitura e da escrita como fonte de prazer e entretenimento; Hora do conto, registro de palavras e frases relacionadas ao tema abordado; Identificação dos fonemas e grafemas da palavra Milho no alfabeto; Caça palavras; Receita do bolo de milho; Parlendas: A galinha do vizinho.
MATEMÁTICA: Representar, contar, ler e registrar quantidades por meio das brincadeiras; Jogo: Quem junta mais ovos; Tabela e gráfico do resultado do jogo e da brincadeira com peteca; Resolver situações-problema que envolva adição e subtração até 99; Unidade e dezena, dúzia e meia dúzia com uso de caixa de ovos e grãos de milho; Receita – unidades de medidas (colher, xícara, copo).
CIÊNCIAS HUM.: Desenv. a capacidade de observar e registrar o crescimento da planta.