A energia que move o mundo
“ Bom, este projeto foi muito educativo, ele nos ensinou que devemos preservar bastante a energia por que ela não é infinita por que produzir energia gás temos recursos e esses recursos não são infinito, mas é claro que amanhã vai acabar, mas algum dia ela não existirá mais, por isso devemos preservar a eletricidade desligar luzes e etc... Para a turma foi interessante conhecer como as energias são produzidas, por que assim temos a aprendizagem, também as maquetes desenvolvidas foram um grande desafio, e uma aprendizagem tremenda, todos neste projeto colaboraram e com certeza vamos levar isso para a toda a vida Descobrimos também, a história da energia nuclear que é a minha preferida talvez por que ela envolve os principais acontecimentos, principalmente com armas. Realmente o interesse a curiosidade e a vontade de aprender estavam neste projeto e que isso continue para sempre....
GABRIEL COLOMBO BARETTA | aluno(a)
“ Com o projeto UNIÃO FAZ A VIDA pude perceber que meu filho chegava em casa da escola mais motivado e buscava através de pesquisas sempre fazer o melhor. Com este projeto a professora desenvolveu atividades diversificadas e muito criativas, isso trouxe encantamento e muito significado para sua aprendizagem.
LAIZA COLOMBO BARETTA | responsável
Pergunta Exploratória
Que tipos de produção de energia, podemos encontrar nesse local?
Expedição Investigativa
No dia 18 de abril de 2018, os alunos do 5° ano matutino da Escola Municipal Felisberto Vilarino Dutra acompanhados das professoras Simone Mantovani Grezele e Simone Machado realizaram um passeio de estudos até o Campus da UNOESC de Campos Novos. Os mesmos foram recepcionados pelos funcionários Eliane e Fernando, que explicaram sobre os projetos que desenvolvem dentro da UNOESC sobre o tema “sustentabilidade”. Iniciaram a visita observando o chafariz que está localizado no jardim do Campus, sendo o mesmo mantido pela água da chuva, também foram até o subsolo para ver aonde é armazenado a água coletada da chuva, sendo que a mesma é usada também para a limpeza das calçadas e regar o jardim/gramado. Na sequência foram ao jardim, observar o painel com as placas que captam energia solar e também conhecer o gerador de energia eólica.
Objetivos
Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia enfluência, Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global. Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso. Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual. significado de abreviaturas e nas informações semânticas. Comparar informações apresentadas em gráficos ou tabelas. Planejar e produzir texto sobre tema de interesse, organizando resultados de pesquisa em fonte.
Comunidade de Aprendizagem
Professores; Alunos; Familiares; Pessoas da comunidade com conhecimento sobre a construção de Usinas; Professores da UNOESC
Articulação com o currículo
Relevo Clima Hidrografia e Bacias Hidrográficas Gramática Gêneros textuais Sistema de medidas Figuras geométricas Sólidos geométricos Tabela Gráficos Cartografia Impacto ambiental frente a construção de usinas para produção de energia.Grandezas e medidas Tratamento da informação