Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Escola e Cidadania
Pergunta Exploratória

Quais as diferenças entre a escola que em que você estudava do Instituto Federal Farroupilha?

Expedição Investigativa

No dia 19 de abril os alunos e alguns professores da Escola foram visitar o Instituto Federal Farroupilha (IFFAR) em Santo Augusto, conhecer o espaço educacional e forma de ensino aprendizagem trabalhada.\nNo primeiro momento foram recepcionados pelos professores e alunos com uma pequena palestra sobre diferentes formas de estudar.\nPara dar continuidade, foram realizadas algumas dinâmicas de grupo com o objetivo de trocar experiências e dialogar sobre algumas informações de estudos e da referida Escola.\nDurante o dia visitaram os diferentes espaços conhecendo os ambientes de estudo e interagindo através de diálogos, brincadeiras, jogos, dinâmicas, troca de ideias e almoço juntamente com os \ndemais alunos e professores da referida Escola. \nAo retornar os professores conversaram com os alunos sobre a visita fizeram relatórios cartazes e apresentação de slides para as demais turmas.

Objetivos

Informar os educandos e a comunidade sobre o significado e a importância dos tributos para o desenvolvimento do nosso município e bem estar da comunidade.

Comunidade de Aprendizagem

Auri Peyrot; Palestrante Inácio Führ; Supermercado do Colono; Site Portela Online; Alunos, escola e comunidade em geral; Secretária das Finanças do município com a Secretária Salete Sala; Comunidade em geral; Alunos do 6º ao 9º ano; Famílias; Alunos do 4º e 5º anos.

Articulação com o currículo

Integração mundial e suas interpretações: globalização;\nIndustrialização; texto argumentativo sobre educação fiscal, oralidade; produção textual poética sobre “A importância da escola”; Produção de paródias; Compreensão do texto informativo e expositivo;\ntexto informativo sobre a educação fiscal e tipos de tributos; Artes integradas; Porcentagens; Texto informativo, dissertativo; Texto poético; Conjunções; Advérbios; Economia, Educação Financeira e Sustentabilidade; Esporte e Lazer; Texto expositivo-informativo, oralidade; Artes integradas estatística;\ncontinente europeu( aspectos econômicos – sistema capitalista); Oralidade; Revolução Industrial; entrevista, relatório oral e escrito; Artes integradas; Gráficos.


Ficha Técnica
Escola
EMEF AYRTON SENNA

Diretor
TIAGO WOLLMANN

Turma
9º ANO 1 E 2

Número de alunos
32

Educadores
Aline Debortolli Weber, Fabiani Canssi, Lusinete Bogacki, Roseli Nechel, Fabiana Furini Sima, Alencar Balestrin, Elisângela Melchior, Lidiane Bianchini, Cesar Gross, Sandra Senger, leticia Pandolfo da Silva.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tenente Portela

Cooperativa
SICREDI CELEIRO RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TENENTE PORTELA

Apoiadores
Supermercado do Colono; Site Portela Online.

Assessoria Pedagógica
UCEFF
As atividades desenvolvidas nesta turma levaram os alunos refletir sobre a importância da escola em sua vida. Sua preparação hoje para o amanhã, seus sonhos e objetivos. Também refletiram sobre a importância da coletividade e do convívio social pacífico, do respeito ao patrimônio público e do cumprimento das leis, por parte de todos, da arrecadação dos tributos para o desenvolvimento do município e bem estar da comunidade. Perceberam que somente através do compromisso e exercendo sua cidadania, é possível mudar realidades.
Letícia | Professor(a)