Escola e Cidadania
Pergunta Exploratória
Quais as diferenças entre a escola que em que você estudava do Instituto Federal Farroupilha?
Expedição Investigativa
No dia 19 de abril os alunos e alguns professores da Escola foram visitar o Instituto Federal Farroupilha (IFFAR) em Santo Augusto, conhecer o espaço educacional e forma de ensino aprendizagem trabalhada.\nNo primeiro momento foram recepcionados pelos professores e alunos com uma pequena palestra sobre diferentes formas de estudar.\nPara dar continuidade, foram realizadas algumas dinâmicas de grupo com o objetivo de trocar experiências e dialogar sobre algumas informações de estudos e da referida Escola.\nDurante o dia visitaram os diferentes espaços conhecendo os ambientes de estudo e interagindo através de diálogos, brincadeiras, jogos, dinâmicas, troca de ideias e almoço juntamente com os \ndemais alunos e professores da referida Escola. \nAo retornar os professores conversaram com os alunos sobre a visita fizeram relatórios cartazes e apresentação de slides para as demais turmas.
Objetivos
Informar os educandos e a comunidade sobre o significado e a importância dos tributos para o desenvolvimento do nosso município e bem estar da comunidade.
Comunidade de Aprendizagem
Auri Peyrot; Palestrante Inácio Führ; Supermercado do Colono; Site Portela Online; Alunos, escola e comunidade em geral; Secretária das Finanças do município com a Secretária Salete Sala; Comunidade em geral; Alunos do 6º ao 9º ano; Famílias; Alunos do 4º e 5º anos.
Articulação com o currículo
Integração mundial e suas interpretações: globalização;\nIndustrialização; texto argumentativo sobre educação fiscal, oralidade; produção textual poética sobre “A importância da escola”; Produção de paródias; Compreensão do texto informativo e expositivo;\ntexto informativo sobre a educação fiscal e tipos de tributos; Artes integradas; Porcentagens; Texto informativo, dissertativo; Texto poético; Conjunções; Advérbios; Economia, Educação Financeira e Sustentabilidade; Esporte e Lazer; Texto expositivo-informativo, oralidade; Artes integradas estatística;\ncontinente europeu( aspectos econômicos – sistema capitalista); Oralidade; Revolução Industrial; entrevista, relatório oral e escrito; Artes integradas; Gráficos.