Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

FAMILIA X ESCOLA: Uma Relação Necessária Estudando com projeto tive um conhecimento maior sobre as diferentes famílias que existem em nosso convívio, também aprendemos a trabalhar em conjunto respeitando as diferenças de cada um.\nAluna : Sabrina da Costa Camargo - 7º ano\n\nAchei muito bom o projeto, aprendi que a relação das famílias são importantes para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos na escola e em casa.\nAluno: Éderson dos Santos Chagas - 6º ano
Sabrina da Costa Camargo - Éderson dos Santos Chagas | aluno(a)
Pergunta Exploratória

O que é família para você?

Expedição Investigativa

A boa pergunta surgiu no momento em que realizamos a reunião de início de ano, onde analisamos os temas transversais, priorizando o tema Família , pois achamos que é de suma importância a participação da família na vida escolar do aluno.\n\n Após foi programado um momento onde os alunos realizaram a expedição na sala de aula. Foi apresentado gravuras de várias constituições familiares para observarem, identificarem quais são os membros familiares de cada imagem , como são constituídas e qual melhor representa sua família e socializar. Em seguida realizamos o mapeamento com os desenhos de cada um representando sua família.

Objetivos

Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar envolvendo a família nas atividades da escola e estimulando a sua participação no processo ensino – aprendizagem como parceiros e colaboradores conscientes, estimulando a valorização e respeito nas famílias e seus membros.

Comunidade de Aprendizagem

Avós, Senhora Emilia, Pais, Pastor

Articulação com o currículo

Ensino Religioso (valorização pessoal, familiar e comunitária)\nPortuguês (escrita, ortografia, sinais de pontuação, gramática)\nHistória (conhecendo o passado)\nGeografia (espaço geográfico 6ª ano ; população brasileira- 7º ano)\nMatemática (gráfico- 6ºano, razão e proporção- 7º ano)\nEducação Física \n- Realizar algumas brincadeiras antigas \nArte - Obras de arte (leitura e releitura de obras)\nEnsino Religioso (gênero- características de pele;)\nHistória (primeiras sociedades humanas-6ª ano; Sociedade se transformava\nPortuguês – Produção textual\nEducação Física- brincadeiras.\nArtes – pintura


Ficha Técnica
Escola
EMEF OLEGÁRIO FALCÃO

Turma
6º ao 7º ANO

Número de alunos
12

Educadores
Cleusa Rejane Tesche;\nDelci Rosani Wagner Moraes;\nIlse Maria Muller Falcão Stefanello

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Erval Seco

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ERVAL SECO

Apoiadores
Avós, Senhora Emilia, Pais, Pastor

O ambiente escolar tem uma função importantíssima, sem o envolvimento e participação da família na vida do aluno e nas atividades da escola, tal função perde sua força. Por isso é necessário que a família procure acompanhar o desenvolvimento dos filhos em todo o seu processo de aprendizagem, participando das ações promovidas na escola e atuando ativamente na educação dos mesmos, garantindo o mínimo necessário para seu desenvolvimento.\nProfessora: Cleusa Rejane Tesche\n\nFoi muito produtivo e atraente desenvolver construção de gráficos a partir da pesquisa realizada com os avós. Foi notório a satisfação dos alunos em realizarem a atividade socializada com a Disciplina de História e perceber que de uma simples pesquisa pode-se envolver várias tarefas.\nProfessora Delci Rosani Wagner Moraes.