Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Missão possível: Alimentação de qualidade!
Pergunta Exploratória

Por que tem essa merenda na escola? Por que tem que ter beterraba na escola? Por que não pode ser lanche em vez de comida? Nós podemos fazer um lanche para a nossa turma?

Expedição Investigativa

Com esse questionário, fomos encontrar a pessoa que iria responder ele para nós com muita clareza, a nossa nutricionista Adriane Locatelli, que é responsável pela merenda escolar. Liguei para ela e combinamos uma data e horário na SMECD para nos receber e esclarecer todas as nossas dúvidas sobre esse assunto.\Chegamos lá na SMECD, a nutricionista Adriane estava a nossa espera. Para dar início ao momento, ela contou para nós a história da merenda escolar, desde quando surgiu, que critérios ela tem que utilizar para a realização do cardápio e da compra dos alimentos, contou também que existe uma lei federal que ampara a distribuição de merenda escolar.

Objetivos

Compreender a importância da alimentação saudável.

Comunidade de Aprendizagem

Conversa com pessoas que adotam um hábito diferenciado na alimentação. Fabiano Hendges; Enfermeira Silvana T. Neitzke Wollman; Supermercado do Colono; Supermercado do Carboni; Supermercado do Balestrin; Cooper Familiar; Laboratório de agronomia e de Alimentos da UCEFF.

Articulação com o currículo

Hábitos alimentares; Textos informativos, pesquisas na internet e apresentações de trabalhos; Cálculos e produção de gráficos; Sistema digestivo, nutrição, hábitos alimentares; Pesquisa em livros didáticos, textos informativos; Grandezas e medidas; Criar o desenho de uma embalagem diferenciada; Passeio, relatórios e anotações; Sistema monetário brasileiro, construção de gráficos; Alimentação saudável; Entrevista e visita a Cooper Familiar; Diferentes formas de produção textual; \Cálculos e histórias matemáticas; Sistema monetário brasileiro; Tipos de solos para a produção de verduras, climas. Sistema monetário, gráficos, lucros e perdas.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Ayrton Senna

Diretor
Tiago Wollman

Turma
5º ano 1

Número de alunos
17

Educadores
Daiana C. Neitzke Sala

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tenente Portela

Cooperativa
SICREDI CELEIRO RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TENENTE PORTELA

Apoiadores
Laboratório de agronomia e de Alimentos da UCEFF, Fabiano Hendges, Enfermeira Silvana T. Neitzke Wollman, Supermercado do Colono, Supermercado do Carboni, Supermercado do Balestrin, Cooper Familiar.

Assessoria Pedagógica
UCEFF
O tema alimentação sempre é muito polêmico quando as pessoas estão acostumadas a comer a grande maioria dos alimentos industrializados, sem perceber os prejuízos que estão causando para o seu próprio organismo. Com esse assunto, muitas curiosidades referente a saúde surgiram e ao longo do trabalho estão percebendo os seus erros.
Daiana | Professor(a)