Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Cuidando do nosso lugar O projeto foi um jeito muito bom de ensinar, mostrar para as crianças que preservar a natureza é um grande desafio. Mas que isto pode ser feito de uma forma prazerosa e divertida, que o contato com a natureza é muito importante.
Rosane Finger Wutke | responsável
Pergunta Exploratória

Como está esse lugar? Como eu devo cuida - ló?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada na área de Lazer do Arroio Guaçu no município de Mercedes, o local possui uma área verde as margens do Lago de Itaipu. Na expedição puderam observar e identificar, atitudes positivas e negativas do homem naquele local. Identificando alguns problemas ambientais.

Objetivos

Conscientizar os alunos sobre a importância das atitudes individuais para o futuro do Planeta, mostrar que se cada um fizer sua parte estará contribuindo para melhorar do mesmo.

Comunidade de Aprendizagem

Palestra com os gestores ambientais do município, e plantio de mudas de ipê na área de lazer do Arroio Guaçu. \nPasseio à Trilha Ecológica da Cooperativa Copagril de Marechal Cândido Rondon, onde os alunos tiveram contato com a natureza e conheceram as diferentes formas de preservação do local, também realizaram o plantio de uma árvore para deixar a sua contribuição naquele local.

Articulação com o currículo

Ciências: biodiversidade e sustentabilidade; inter - relações: homem, terra, água, ar e vegetais.\nLíngua Portuguesa: escrita e produção de texto, leitura e oralidade;\n- diferentes gêneros textuais;\nFilosofia: valorizar cada ser vivo, suas inter- relações, ética e cuidado com o planeta.


Ficha Técnica
Escola
Escola Rural Municipal José de Alencar Educação Infantil e Ensino Fundamental

Turma
5 º Ano

Número de alunos
15

Educadores
Flávia Pereira Bradfich

Estado
Paraná

Município
Mercedes

Cooperativa
SICREDI ALIANÇA PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE MERCEDES - PR

Apoiadores
Gestores Ambientais: Maira Hermann e André Backes CMDCA - Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Trilha Ecológica da Copagril

Ao trabalhar com a metodologia de projetos é possível despertar no aluno um interesse maior sobre os conteúdos abordados, criando assim uma nova mentalidade e despertando a responsabilidade na formação cidadã dos alunos.