Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

“Cuide-se e viva bem.” Trabalhando neste Projeto, obtive vários conhecimentos sobre o que é realmente saúde. Saúde não é somente estar com o corpo sadio, mas estar com a mente saudável, isto é, estar de bem com a vida. Precisamos valorizar nosso corpo, cuidar com carinho, e a cima de tudo, sermos felizes. – Bruna Raiane Morais da Silva – 9º Ano.\nAluna 2 – O nosso Projeto foi maravilhoso. Aprendemos muito. Assim poderemos praticar coisas novas e termos uma consciência limpa. Aprendemos a se acalmar, respeitar, ser cada vez mais saudáveis com amor e alegria. – Daiane Camargo da Silva. - 9º Ano\nAluna 3 – Eu achei muito bom este Projeto. Vai ajudar bastante no nosso desempenho e desenvolvimento. Recebemos uma lição pra vida toda. – Maiquieli Ribeiro da silva. – 8º Ano.
Bruna Raiane Morais da Silva, Daiane Camargo da Silva, Maiquieli Ribeiro da silva. | aluno(a)
Pergunta Exploratória

O que é saúde para você?

Expedição Investigativa

No dia 24 de março, os alunos do oitavo e nono ano, juntamente com as professoras Cleusa e Ilse dirigiram-se até o Posto de Saúde da Comunidade de Lajeado Grande, na qual a escola está inserida e entrevistaram profissionais da saúde, funcionárias, pacientes e alguns acompanhantes com a seguinte pergunta: O que é saúde para você? \n Na oportunidade, também visitaram todos os espaços do prédio para melhor conhecer.\n Encerrando os questionamentos e observações, agradeceram a atenção recebida e retornaram para a Escola e produziram o Mapeamento da Expedição

Objetivos

Enriquecer o currículo escolar com atividades práticas e teóricas na exploração do tema, incentivando aos alunos a adoção de posturas e hábitos que valorizem uma vida saudável, seja em casa, seja na Escola e por onde eles forem.

Comunidade de Aprendizagem

Márcio Pias (Rangel)\nLuiza Figueiró Parnow\n Sandro Graff\n Cinara Maroso da Silva \nSargento Alderi \nPastor Getulio Lucas Corrêa

Articulação com o currículo

Ciências (função dos alimentos; química dos alimentos; \nClassificação dos alimentos)\n\n\nPortuguês\nTexto informativo \nEducação Física \n(IMC- Índice de massa corporal)\nArte. \nPirâmide Alimentar\nEducação Física (movimentos básicos de corporeidade)\nEnsino Religioso (valores)\nPortuguês (elaboração de entrevista)\nCiências.\nProdução de Questionário.\nRedação.\nMatemática (Análise de dados, porcentagem, gráficos, tabelas)\nCiências. Sistemas do Corpo Humano.\nPortuguês (O que é alcoolismo)\nEd. Física. \nValores.\nPortuguês: Produção Textual\nEducação Física \nCiências.\nAção Cooperativa com os pais – Campanha Solidária do Agasalho. (A comunidade escolar organizou-se e trouxe roupas até a escola e as quais foram socializadas no encontro na Semana do Cooperativismo.) \n PSE – Programa Saúde na Escola – Feira da Saúde - Escola Estadual Júlio de Castilhos. \nIntersérie com jogos de futsal\nCaminhada Cívica e Momentos Cívicos.\nDia da Família na Escola.


Ficha Técnica
Escola
EMEF Olegário Falcão

Turma
8º E 9º ANO

Número de alunos
15

Educadores
Cleusa Rejane Tesche;\nDelci Rosani Wagner Moraes;\n Ilse Maria Muller Falcão Stefanello

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Erval Seco

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ERVAL SECO

Apoiadores
Pais, Márcio Pias (Rangel), Sargento Alderi, Nutricionista Ana, Enfermeira Sinara, Naturalista Luíza, Secretário da Saúde – Sandro Graff e Pastor GetúlioCorrêa

Quando trabalhamos baseado num tema escolhido pelos alunos, com certeza as aulas fluem com maior intensidade e eficácia. Estudar discutindo os interesses voltados ao corpo humano, traz muitas curiosidades envolvendo a saúde física, mental e social. Precisamos estar atentos ao comportamento de nossos educandos, podendo assim muitas vezes evitar transtornos escolares e até familiares. Foi muito bom e satisfatório desenvolver este projeto.