Classificação: Diversidade
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

SOU GENTE COMO VOCÊ, COMO SOU DIFERENTE? Se eu me coloco no lugar do outro, eu vou saber como ia me sentir se fosse tratada sem respeito e sem amigos, como se ser diferente fosse ruim.
Helena Laís Tamiosso | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Sou gente como você, como sou diferente?

Expedição Investigativa

Em sala de aula, momento de contação da história: "O pequeno rei e o parque real". Na referida história um pequeno rei, loirinho, branquinho, de olhos azuis, detesta as crianças que brincam no parque real. Elas são diferentes dele (jeito, tamanho, cor). Ele não as aceita, mas aprende a respeitar e conviver com as diferenças quando se vê sozinho no parque. Posterior a história foi contextualizado através de desenhos e cartaz.

Objetivos

Compreender e respeitar a diversidade, pois ela enriquece as vivências e as convivências e gera pessoas mais amigas, mais solidárias e mais felizes.

Comunidade de Aprendizagem

A Comunidade de Aprendizagem contou com uma palestra com a Psicóloga Talita Delabio com abordagem: Vivência de valores positivos e o respeito evitando comportamentos de bullying. Sendo um momento de muito aprendizado pela maneira com que a mesma trabalhou com o tema, destaque para: dinâmicas em grupo, vídeos e imagens.

Articulação com o currículo

Português: Contação da história: O pequeno rei e o parque real. Atividades orais e escritas de compreensão e interpretação. Rimas.\nFilosofia: Atividades reflexivas envolvendo relatos e registros de situações do dia - a - dia com evidência ao respeito, à amizade, à solidariedade e principalmente à empatia.\nGeografia: Identificação no globo terrestre, mapa mundi dos países citados e continentes que representam outras etnias.\nInglês: Exploração da nominação de valores positivos e palavras mágicas na língua inglesa.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Tiradentes - Ensino Fundamental

Turma
3ºs ANOS A - B - C - D - E

Número de alunos
84

Educadores
André Friske, Darlene E. W. Tamiosso, Jucelei S. P. Portela e Neiva A. R. Schaab

Estado
Paraná

Município
Mercedes

Cooperativa
SICREDI ALIANÇA PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE MERCEDES - PR

Apoiadores
Psicóloga: Talita Delabio e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente

Entendemos que trabalhando na sala de aula valores positivos, de forma simples, os alunos compreenderam que para vivermos todos juntos é preciso que estejamos atentos ao exercício da empatia e do respeito às diferenças étnicas, religiosas, físicas, psicológicas, culturais, etc.