SOU GENTE COMO VOCÊ, COMO SOU DIFERENTE?
“ Se eu me coloco no lugar do outro, eu vou saber como ia me sentir se fosse tratada sem respeito e sem amigos, como se ser diferente fosse ruim.
Helena Laís Tamiosso | aluno(a)
Pergunta Exploratória
Sou gente como você, como sou diferente?
Expedição Investigativa
Em sala de aula, momento de contação da história: "O pequeno rei e o parque real". Na referida história um pequeno rei, loirinho, branquinho, de olhos azuis, detesta as crianças que brincam no parque real. Elas são diferentes dele (jeito, tamanho, cor). Ele não as aceita, mas aprende a respeitar e conviver com as diferenças quando se vê sozinho no parque. Posterior a história foi contextualizado através de desenhos e cartaz.
Objetivos
Compreender e respeitar a diversidade, pois ela enriquece as vivências e as convivências e gera pessoas mais amigas, mais solidárias e mais felizes.
Comunidade de Aprendizagem
A Comunidade de Aprendizagem contou com uma palestra com a Psicóloga Talita Delabio com abordagem: Vivência de valores positivos e o respeito evitando comportamentos de bullying. Sendo um momento de muito aprendizado pela maneira com que a mesma trabalhou com o tema, destaque para: dinâmicas em grupo, vídeos e imagens.
Articulação com o currículo
Português: Contação da história: O pequeno rei e o parque real. Atividades orais e escritas de compreensão e interpretação. Rimas.\nFilosofia: Atividades reflexivas envolvendo relatos e registros de situações do dia - a - dia com evidência ao respeito, à amizade, à solidariedade e principalmente à empatia.\nGeografia: Identificação no globo terrestre, mapa mundi dos países citados e continentes que representam outras etnias.\nInglês: Exploração da nominação de valores positivos e palavras mágicas na língua inglesa.