Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Galinha
Pergunta Exploratória

Vamos conhecer o poema?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa foi desenvolvida com o POEMA A GALINHA COR DE ROSA. Após a expedição várias atividades foram desenvolvidas, entre elas, a roda de conversa e as brincadeiras com os elementos identificados na expedição, pois ao brincar a criança vive experiências, interage com os fenômenos e dá sentido ao seu mundo e estas foram as intencionalidades evidenciadas pela professora ao escolher o território de investigação.

Objetivos

Ouvir e deixar-se tocar pelas poesias dando asas à própria curiosidade.

Comunidade de Aprendizagem

Leomar Bueno _ Chacareiro

Articulação com o currículo

No cotidiano das ações pedagógicas a turma tem contato com diferentes gêneros textuais e, com eles, vivenciam e participam de situações em que fazem uso, com crescente autonomia, de diferentes práticas de linguagem. A partir do poema, que nutriu a expedição investigativa, as crianças escolheram a GALINHA como tema do projeto e, questionaram na etapa do Índice Formativo: Como nascem os pintinhos? Como a galinha dorme? Por que a galinha bota ovo? Por que a galinha tem pena? As galinhas são todas iguais? Diante das perguntas feitas pelas crianças, a professora buscou na Comunidade de Aprendizagem apoio para dinamizar as atividades pedagógicas e, fortalecer de forma significativa a compreensão das crianças.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Conversar é uma grande conquista e um espaço para muitas descobertas. Conversar é uma das formas democráticas de promover o protagonismo, a justiça e o pertencimento de todas as crianças e, foi através de uma roda de conversa que o processo assemblear ocorreu neste projeto.

Ficha Técnica
Escola
CRECHE LAR MENINO JESUS

Diretor
Vanilza Franco Pickler

Turma
Pré II A

Número de alunos
20

Educadores
Eliane Barros de Oliveira Silva

Estado
Mato Grosso

Município
Marcelândia

Cooperativa
SICREDI NORTE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO MARCELANDIA

Apoiadores
Leomar Bueno _ Chacareiro

Assessoria Pedagógica
Jussara Cristina Mayer Ceron
O OLHAR OBSERVADOR DA CRIANÇA AO AMBIENTE QUE VIVEMOS, TORNA-SE UMA FONTE DE DESCOBERTAS E APRENDIZAGEM.