Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Borboletas
Pergunta Exploratória

Vamos conhecer o poema e ver o que chama nossa atenção?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa foi realizada através da leitura e interpretação do POEMA AS BORBOLETAS. A partir da expedição as crianças conversaram e estabeleceram uma rede de relações próprias, demonstrando de imediato o interesse pelo tema.

Objetivos

Ampliar a experiência literária a partir do gênero poema, expressando através dos sentidos a compreensão e a imaginação diante dos fenômenos e situações do meio.

Comunidade de Aprendizagem

Vinícius Permonian

Articulação com o currículo

O gosto por um texto leva as crianças a compartilharem a experiência com os amigos. Assim o projeto aconteceu. A partir da leitura do poema, as crianças demonstraram interesse pelas borboletas e, através do diálogo teciam os trechos lidos em voz alta pela professora. Com o projeto, acenado pelo gênero poema, as crianças ampliaram a experiência literária, expressando sentidos da leitura compartilhada e, questionando a professora sobre: Borboleta anda? Como nascem as borboletas? Como que a borboleta sai da barriguinha da mãe dela? Quantas pernas tem a borboleta? O que a borboleta come? Na construção das etapas do projeto diversas ações foram desenvolvidas e as crianças interagiram com a Comunidade de Aprendizagem, estabelecendo contato com a criação e com a transformação, dadas pela exploração do tema e, pelas observações e experiências construídas coletivamente. O projeto dinamizou a proposta curricular da fase e, potencializou o interesse das crianças.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma democrática, através de roda de conversa.

Ficha Técnica
Escola
CRECHE LAR MENINO JESUS

Diretor
Vanilza Franco Pickler

Turma
PRÉ II B

Número de alunos
22

Educadores
CLEONICE VIDIGAL DA SILVA PERMONIAN

Estado
Mato Grosso

Município
Marcelândia

Cooperativa
SICREDI NORTE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO MARCELANDIA

Apoiadores
Vinícius Permonian

Assessoria Pedagógica
Jussara Cristina Mayer Ceron
QUANDO O ENSINO ACONTECE DE UMA FORMA QUE RESPEITA A FAIXA ETÁRIA, A VONTADE E O INTERESSE DA CRIANÇA, A APRENDIZAGEM TEM SIGNIFICADO TODO ESPECIAL PARA A SUA VIDA.
CLEONICE VIDIGAL DA SILVA PERMONIAN | Professor(a)