Crescendo e enriquecendo-se por meio da música
“ Gostei de participar, ver a curiosidade das crianças foi muito bom e a satisfação em tocar no instrumento foi muito legal.
Bruno Cesar Nascimento | responsável
Pergunta Exploratória
Qual a reação das crianças diante dos diferentes ambientes musicais?
Expedição Investigativa
Foram dispostos na sala de aula diverso tipos de objetos sonoros (instrumento musicas, objetos que fazem algum tipo de som, brinquedos sonoros entre outros) e as crianças num primeiro momento observaram e depois interagiram cada um ao seu jeito.
Objetivos
Explorar sons produzidos com o corpo e com objetos do ambiente e natureza; Ouvir músicas de diferentes ritmos e estilos;Escutar e perceber sons graves agudos, fortes e fracos, curtos e longos produzidos pelo corpo, objetos, instrumentos musicais ou não e natureza;Explorar diferentes fontes sonoras e materiais para acompanhar brincadeiras cantadas, canções, musicas e melodias;
Escutar sons do entorno e estar atento ao silencio;Escutar e perceber ritmos diferentes nos quais estabeleçam ligação entre gestos e dança; Acompanhar canções com coreografias espontâneas ou imitadas; Participar da construção de instrumentos musicais e utilizá-los para produção musical; Integrar-se com as outras crianças por meio de vivências musicais coletivas; Favorecer a autoconfiança e autoestima através do fazer musical;
Comunidade de Aprendizagem
Um pai de um aluno veio ao CMEI e tocou algumas cantigas para os pequenos (instrumento: violão
Articulação com o currículo
Saberes e Conhecimentos (Linguagem e arte musical, linguagem verbal e literatura, linguagem e arte visual, Linguagem corporal, movimento teatro e dança.