Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Crescendo e enriquecendo-se por meio da música Gostei de participar, ver a curiosidade das crianças foi muito bom e a satisfação em tocar no instrumento foi muito legal.
Bruno Cesar Nascimento | responsável
Pergunta Exploratória

Qual a reação das crianças diante dos diferentes ambientes musicais?

Expedição Investigativa

Foram dispostos na sala de aula diverso tipos de objetos sonoros (instrumento musicas, objetos que fazem algum tipo de som, brinquedos sonoros entre outros) e as crianças num primeiro momento observaram e depois interagiram cada um ao seu jeito.

Objetivos

Explorar sons produzidos com o corpo e com objetos do ambiente e natureza; Ouvir músicas de diferentes ritmos e estilos;Escutar e perceber sons graves agudos, fortes e fracos, curtos e longos produzidos pelo corpo, objetos, instrumentos musicais ou não e natureza;Explorar diferentes fontes sonoras e materiais para acompanhar brincadeiras cantadas, canções, musicas e melodias;
Escutar sons do entorno e estar atento ao silencio;Escutar e perceber ritmos diferentes nos quais estabeleçam ligação entre gestos e dança; Acompanhar canções com coreografias espontâneas ou imitadas; Participar da construção de instrumentos musicais e utilizá-los para produção musical; Integrar-se com as outras crianças por meio de vivências musicais coletivas; Favorecer a autoconfiança e autoestima através do fazer musical;

Comunidade de Aprendizagem

Um pai de um aluno veio ao CMEI e tocou algumas cantigas para os pequenos (instrumento: violão

Articulação com o currículo

Saberes e Conhecimentos (Linguagem e arte musical, linguagem verbal e literatura, linguagem e arte visual, Linguagem corporal, movimento teatro e dança.


Ficha Técnica
Escola
CMEI Profª Marisa Arruda dos Santos

Turma
C1.A

Número de alunos
16

Educadores
Cristiane Santana Chagas
Mayara Hokama Paleari

Estado
Paraná

Município
Londrina

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO LONDRINA ZONA NORTE

Apoiadores
Fernanda Fernandes

A curiosidade despertada ao se relacionar com o violão e cantigas tradicionais transformaram o centro de atenção das crianças levando-os ao mundo encantado dos sons. Notou-se um interesse ao observar o violão, manipulando-o de forma curiosa e tentando realizar o som com as cordas. Realmente foi algo magnífico que realçou um momento de grande descoberta e interesse dos presentes, inclusive dos adultos.
Professora Mayra | Professor(a)