Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Esporte
Pergunta Exploratória

Qual a importância do esporte na minha vida?

Expedição Investigativa

Durante a semana que antecedeu o dia do Município de Alpestre foram abertas as inscrições para a rústica que aconteceria em homenagem aos 54 anos da cidade. Os professores divulgaram em sala de aula para todos os alunos da escola e os mesmos, ou melhor, alguns deles fizeram as inscrições conforme as modalidades e iniciaram a preparação física para o evento. Chegando ao evento realizado em um domingo dia 15/04/2018, os alunos demonstraram muita força de vontade e espírito esportivo, no decorrer do percurso depararam- se com situações difíceis, o percurso era montanhoso, começou a chover durante a prova, com isso, dificultando a resistência dos atletas e assim eles perceberam que não estavam preparados o suficiente.

Objetivos

Despertar e estimular nos alunos o interesse em envolver-se com as atividades e exercícios corporais criando convivências harmoniosas, respeito mútuo, dignidade e solidariedade com outros cidadãos, sendo capazes de reconhecer e respeitar as características físicas e desempenho de si próprio e de outros indivíduos, valorizando, conhecendo e aceitando a exposição da cultura corporal dos diferentes grupos, transfazendo em meios para o convívio entre pessoas de diferentes círculos sociais.

Comunidade de Aprendizagem

Universidade de Itapiranga, JERGS, Conselheiros tutelar, Prefeitura de Alpestre

Articulação com o currículo

Esporte é importante para a vida; Se preparar uma semana antes não é suficiente para conquistar resultados expressivos; As dificuldades (na corrida) são de acordo com o relevo do percurso; Que para participar de uma corrida a idade não é um limitador; Que pessoas vem de diferentes cidades e estados para competir; As pessoas que participam não vêm pela premiação e sim pelo gosto que possui no esporte.\nPortuguês: Relatório, Produção textual; História em quadrinhos; \nHistória: Histórico da cidade visitada,\nGeografia: relevo, Altitude,\nMatemática: (8º ano) Gráficos, Figuras Geométricas, ângulos\nCiências: Coordenação motora e sentidos,\nAgroecologia: Lixo\nEducação Física: Futebol de campo, Regras;\nEnsino Religioso: Comportamento social,\nInglês: Produção textual ( quadrinhos)


Ficha Técnica
Escola
EMEF Mario Quintana

Turma
8º e 9º anos

Número de alunos
53

Educadores
Sergio Giroldi, Soeli S. Vanzin, Juliana Z. Tiburski, Nilva Z. Zilio, Teresinha Kunz, Ana Cintia Setti, Márcia Memlak, Divani Pecher, Luciana Sartori, Lidomar Jadoski, ivani de Fátima Gaieveski

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Planalto

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE PLANALTO

Apoiadores
Universidade de Itapiranga, JERGS, Conselheiros tutelar, Prefeitura de Alpestre

O projeto foi de grande proveito e interesse dos alunos, pois criou várias possibilidades de novos conhecimentos e de passeios, nos quais os alunos ficaram muito entusiasmados por terem ido a lugares que jamais haviam pensado conhecer.