Esporte
Pergunta Exploratória
Qual a importância do esporte na minha vida?
Expedição Investigativa
Durante a semana que antecedeu o dia do Município de Alpestre foram abertas as inscrições para a rústica que aconteceria em homenagem aos 54 anos da cidade. Os professores divulgaram em sala de aula para todos os alunos da escola e os mesmos, ou melhor, alguns deles fizeram as inscrições conforme as modalidades e iniciaram a preparação física para o evento. Chegando ao evento realizado em um domingo dia 15/04/2018, os alunos demonstraram muita força de vontade e espírito esportivo, no decorrer do percurso depararam- se com situações difíceis, o percurso era montanhoso, começou a chover durante a prova, com isso, dificultando a resistência dos atletas e assim eles perceberam que não estavam preparados o suficiente.
Objetivos
Despertar e estimular nos alunos o interesse em envolver-se com as atividades e exercícios corporais criando convivências harmoniosas, respeito mútuo, dignidade e solidariedade com outros cidadãos, sendo capazes de reconhecer e respeitar as características físicas e desempenho de si próprio e de outros indivíduos, valorizando, conhecendo e aceitando a exposição da cultura corporal dos diferentes grupos, transfazendo em meios para o convívio entre pessoas de diferentes círculos sociais.
Comunidade de Aprendizagem
Universidade de Itapiranga, JERGS, Conselheiros tutelar, Prefeitura de Alpestre
Articulação com o currículo
Esporte é importante para a vida; Se preparar uma semana antes não é suficiente para conquistar resultados expressivos; As dificuldades (na corrida) são de acordo com o relevo do percurso; Que para participar de uma corrida a idade não é um limitador; Que pessoas vem de diferentes cidades e estados para competir; As pessoas que participam não vêm pela premiação e sim pelo gosto que possui no esporte.\nPortuguês: Relatório, Produção textual; História em quadrinhos; \nHistória: Histórico da cidade visitada,\nGeografia: relevo, Altitude,\nMatemática: (8º ano) Gráficos, Figuras Geométricas, ângulos\nCiências: Coordenação motora e sentidos,\nAgroecologia: Lixo\nEducação Física: Futebol de campo, Regras;\nEnsino Religioso: Comportamento social,\nInglês: Produção textual ( quadrinhos)