DO ESPAÇO RURAL AO URBANO
                                                                	“ Tivemos a oportunidade de explorar de uma forma bem ampla os 3 setores da produção. Setor primário é onde os produtos e a matéria-prima é produzida. Setor secundário é onde os produtos são transformados e embalados pela indústria. Setor terciário é onde os produtos são comercializados no comércio. Tivemos oportunidade de visitar e analisar de perto como funciona cada setor.                                    
                                     Camila Rambo  (4 °  Ano) | aluno(a) 
                                                                	“ Meu filho Rafael adorou a viagem de estudo realizada no Auriverde, disse que aprendeu como funciona por  dentro, como chegam as mercadorias, como são classificadas e expostas. Gostaríamos de parabenizar o programa e a escola pela escolha do tema, pois a maior parte da comida que está no prato do brasileiro é produzida em pequenas propriedades como as do nosso município com a mão–de-obra familiar e muitas vezes esquecemos disso, então, vocês elaborarem um projeto envolvendo este tema nos deixa feliz, pois valoriza a nossa atividade.                                    
                                     Silmara  Henn Muller | responsável 
                                                                
                                
	                                	                                	Pergunta Exploratória
	                                    
O que vimos no mercado? Onde isso foi produzido?
	                                    
	                                                                	Expedição Investigativa
                                    
 Visita com os alunos ao comércio da cidade: Supermercado da Cooperativa Auriverde. Lá tivemos a oportunidade de conhecer toda a estrutura do mercado, desde a chegada das mercadorias, depósito, refrigeradores, padaria, açougue, fruteira, prateleiras e caixa. Também ficamos sabendo que algumas frutas, como por exemplo, a melancia quando não for época de safra, aqui em nossa região, são importadas de outros países para que o consumidor nunca fique sem a mesma. Os alunos confeccionaram livrinhos onde, através do desenho e produção textual escreveram tudo o que viram e vivenciaram no supermercado, e também através de maquetes confeccionadas pelos alunos demonstraram tudo o que acontece nos setores da economia. 
                                    
                                    Objetivos
                                    
 Explorar a cadeia produtiva: os três setores da produção, setor primário, setor secundário e setor terciário. 
                                    
                                    Comunidade de Aprendizagem
                                    
 Alunos, professores, direção, famílias. 
                                    
                                    Articulação com o currículo
                                    
 Geografia e Ciências: do meio rural ao urbano: a cadeia produtiva e os três setores da economia; setor primário, setor secundário e setor terciário. O meio rural e o que é plantado e produzido (matéria-prima). A indústria e a transformação da matéria-prima. O mercado a indústria e o comércio dos produtos.\nHistória: setores da produção e da economia, tecnologias.\nMatemática: sistema monetário.\nInglês: conhecer as principais moedas de trocas internacionais: Euro, Dólar e Reais; estimular matematicamente o câmbio entre estas moedas.\nArtes: experimentar diferentes formas de expressão artística.\nEducação Física: conhecer as modalidades esportivas do meio rural e urbano de São Carlos/SC, e expandir a nível nacional. Esporte e dinheiro. O atleta profissional. O atleta como produto. Marketing esportivo. Mídias.