Viajando com a leitura!
Pergunta Exploratória
De que forma a leitura e a escrita está presente em sua casa? (Pergunta para os pais ) Em que espaços encontramos a leitura e a escrita? (essa foi realizada para as crianças)
Expedição Investigativa
O passeio foi planejado em reunião pedagógica. \nInicialmente pensou-se em desenvolver expedição investigativa no recreio escolar, para que pudéssemos elencar o tema do projeto, relacionado ás novas brincadeiras no espaço tempo da escola. Contudo percebeu-se que as crianças estão satisfeitas com as brincadeiras que são desenvolvidas livremente entre eles. Nesse sentido organizou-se a expedição na atividade em comemoração ao dia do livro e no entorno da escola. Onde as crianças assistiram uma peça teatral e em seguida fizemos um passeio na quadra entorno á escola. Chegando a escola, fizemos a rodinha de conversa onde pedimos para as crianças: em que momentos, lugares e espaços encontramos a leitura/escrita? As respostas foram as mais variadas, as quais foram registradas em cartaz na sala e em forma de desenho.
Objetivos
Estimular o hábito da leitura em diversos locais e espaços, desenvolvendo a alfabetização e letramento.
Comunidade de Aprendizagem
Famílias \Neiva Caron\Berenice Ferrari\Vizinhos\Professores da Escola, Comunidade geral\Comércio\Alunos, expositores, professores e demais participantes da feira.\Escola Mukej\Diretora Diva Claudino\Professores Elvis e Guilherme\Noelí Falcade- Coordenadora do Comin Cinema de Três Passos – Cine Globo
Articulação com o currículo
Compreensão e interpretação de diferentes tipos de texto; Oralidade, substantivos próprio e comum,\dúzia e meia dúzia, noções de medidas e tempo, \Período de plantio de culturas vegetais\coordenação ampla e fina, artes plásticas, produção de brinquedo,\alimentação saudável, animais domésticos;\agilidade, coordenação, lateralidade,\teatro, customização da caixa para coleta das roupas para campanha do agasalho.\unidade e dezena, histórias matemáticas.\noção “EU” e do “ OUTRO”, comunidade, escola. \números até 99, números pares e ímpares, compor e decompor, antecessor e sucessor, \corpo humano, órgãos do sentido, alimentação.