Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

A evolução dos girinos Gostamos de cuidar dos girinos, ir para a expedição e descobrir que um tipo de sapo vive no Equador e no Peru, as pessoas tiram a sua gosma para fazer remédio para dor. Os sapos comem três xícaras de insetos por dia, é muito. O girino come o próprio rabinho, foi uma descoberta.
Amanda Giacomelli e Ingridy Dessoy Giacomini | aluno(a)
Pergunta Exploratória

O que é mais curioso? Quais os mistérios da natureza?

Expedição Investigativa

A expedição aconteceu na localidade de Linha Vitória, na propriedade da professora Sônia, onde há muita natureza para explorar. Foi um momento de muita alegria e para desenvolver o olhar investigativo, verdadeiros pesquisadores.

Objetivos

Explorar os fenômenos da natureza a partir da evolução do girino;\nEstabelecer relações entre os fenômenos da natureza e a vida cotidiana das crianças;\nFomentar o imaginário infantil a partir da ludicidade e do encantamento pela descoberta.

Comunidade de Aprendizagem

Os pais ajudaram muito, principalmente coletando girinos para observação em sala de aula.\nA equipe diretiva sempre parceira, apoiando as ações do projeto. \nAs outras turmas da escola também interagiram com o projeto, pois despertou curiosidades em todos.

Articulação com o currículo

Ciclo de vida dos girinos, identidade, a evolução dos girinos, metamorfose, transformações no ciclo de vida humana, jogo da memória, observação semanal dos girinos, noção de tempo, produção textual, categorias de sapos, recorte, colagem, pesquisa virtual, diferença entre rios, açudes e banhados, água, habitat, alimentação, o clima, partes do corpo, máscaras de sapo, roupa do sapinho, kit de investigação, cadeia alimentar, classificação dos animas, filmes como A Princesa e o Sapo e outros, leituras diversas, mitos e verdades, parlendas, trava língua.\nTodas as atividades e conteúdos mobilizados foram importantes para responder as perguntas das crianças, do índice formativo.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

A decisão por estudar por os girinos foi unânime, as crianças ficaram muito curiosas.

Ficha Técnica
Escola
EMEF Bento Gonçalves

Turma
Pré I e II, 1º e 2º ano, multisseriadas

Número de alunos
24

Educadores
Angela Lampert\nAna Caroline Eckert

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Almirante Tamandaré do Sul

Cooperativa
SICREDI ALTO JACUÍ RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ALMIRANTE TAMANDARE DO SUL

Apoiadores
Rede de Mobilização Programa A União faz a Vida\nFamílias e Comunidade

Gostei muito de conhecer e aprofundar os conhecimentos em relação aos girinos. Além da aprendizagem, houve muito envolvimento, muitas trocas de conhecimentos ocorreram com as famílias. O projeto ajudou a relacionar os conteúdos previstos, redirecionou a forma de trabalho pedagógico. \n\nFoi gratificante. As descobertas, o dia a dia da observação, do cuidado com o girino, da alimentação, a troca de água diária... O uso da lupa gerou muitas descobertas, a busca pelo conhecimento, das crianças e das professoras. Os benefícios para a agricultura, o equilibro da natureza. Tudo gerou aprendizagem!

Repercussão na mídia

No facebook da Prefeitura de Almirante Tamandaré do Sul há fotos da nossa Mostra de Projetos.
https://www.facebook.com/tamandaredosul/?ref=br_rs