RIO DO PEIXE
“ Em 2018 o 5ª ano vespertino fez o Projeto sobre O rio do Peixe, e nesse conteúdo falava sobre as cidades que ele banha a importância de cuidar do rio e de não gastar água sem necessidade.
Vitória | aluno(a)
“ Durante esse ano o projeto união faz a vida, mostrou a importância de cuidar e preservar o rio do peixe, de não jogar lixo, preservar a fauna (ajudar nos casos de cheias) de não desperdiçar água, etc.
Alessandra | responsável
Pergunta Exploratória
Qual a importância do rio do peixe?
Expedição Investigativa
No dia 20 de junho de 2018 a turma do 5º ano vespertino realizou a expedição investigativa no bairro da escola, através de uma caminhada, observando o percurso do rio do peixe e suas características. Notou-se que há esgotos que escorrem a céu aberto no rio, poluição da água e desmatamento no seu entorno. A pergunta exploratória que motivou a expedição foi: qual a importância do rio do peixe? Durante a expedição os educandos observaram o rio, sua cor, poluição, desmatamento ao redor, tratamento de esgoto que corre a céu aberto para o rio, tamanho. Assim surgiram algumas perguntas realizadas pelos alunos como: Por que a água do rio está escura •Qual a importância do rio para a cidade? •Por que não ocorre tratamento de esgoto nas casas? •Onde nasce e termina o rio? •O que está acontecendo que há tanto lixo e desmatamento ao redor do percurso do rio?
Objetivos
Língua Portuguesa: •Leitura individual de textos de diferentes gêneros, adotando-se a postura adequada, discutido sobre o que leu; •Participação como ouvinte, de eventos como palestras, contação de histórias, e outros, com escuta atenta e compreensão; •Planejamento para apresentações ao público. Matemática: •Situações problemas significativas que requeiram conversão (transformação) M³; .Pesquisa de campo (observações, questionários, levantamentos, medições);•Pesquisa e interpretação de dados; Ciências: •Desenvolver atitudes de conservação do meio ambiente •Conscientizar sobre a importância da água •Estimular a criatividade através de construções de maquetes •Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano o integrante e agente de transformação do ambiente em que vive.
Comunidade de Aprendizagem
SIMAE\Alunos,\Professores
Articulação com o currículo
Ciclo hidrológico\Produção de textos\Qualidade ambiental;\Diferentes tipos de poluição;\Valores/ cultura