Sou criança, quero brincar e ser feliz!
“ "Minha mãe falou que eu sou criança e que por isso eu posso brincar, subir nos brinquedos e me sujar!"
Cecília Zart | aluno(a)
“ "Eu acho muito interessante este programa, participei do primeiro Cantando e tocando com os alunos para a gravação de um vídeo, com esta atividade percebi o quanto as crianças gostam e levam a sério o Programa a União Faz a Vida!"
Hebert Zart | responsável
Pergunta Exploratória
Os espaços influenciam na alegrias das crianças?
Expedição Investigativa
Organização do CEIM com ornamentação de Páscoa e neste dia atender, no mesmo período. Após brincadeiras livres e dirigidas, na rodinha de conversa, perguntamos as crianças o que elas mais gostaram. A expedição nos permitiu chegar a uma resposta a esta indagação. A criança pequena tem necessidade de se sentir segura e feliz no espaço que está inserida para que possa se desenvolver integralmente, por isso, ela precisa de espaços, brinquedos e brincadeiras que permitam que ela toque, investigue, sinta, se relacione e principalmente goste. Precisamos uma pedagogia que valorize a essência infantil, que traga valores e respeite o desenvolvimento da criança de forma natural e espontânea e priorize o brincar livre e saudável.
Objetivos
Perceber que para se desenvolver integralmente a criança deve ter sua infância respeitada.
Comunidade de Aprendizagem
Professores, serventes, crianças, coordenação, estagiárias, pais,
Articulação com o currículo
Desenvolver as sensações; organizar ambientes lúdicos; sensibilização pelos elementos da natureza; despertar a imaginação e a criatividades da criança; conversa com pais sobre a importância do brincar e da valorização da infância para o desenvolvimento infantil; instigar a curiosidade e a ludicidade; trabalhar a imaginação; divulgação do trabalho/publicização das experiências de aprendizagens.