Classificação: Educação, protagonismo juvenil e direitos humanos
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

"E se fosse com você?"
Pergunta Exploratória

Como podemos contribuir para que os direitos femininos não sejam lembrados só no dia 8 de março?

Expedição Investigativa

A partir da data que homenageia a mulher – dia 8 de março -, lembrando que o Município prepara uma programação especial nesse dia, trabalhamos com a leitura do texto “Primitivos”, iniciando a reflexão.

Objetivos

Conscientizar a população sobre a importância do respeito às mulheres, informando índices de assédio, aborto, estupro e outras formas de violência, trabalhando sobre as consequências causadas por esses problemas; fazer as pessoas refletirem sobre as variadas formas de preconceito e o mal que isso causa, especialmente quanto às diferentes orientações sexuais e outros temas que se apresentam como importantes para o empoderamento feminino.

Comunidade de Aprendizagem

Comunidade escolar: estudantes, professores, funcionários, pais, familiares...

Articulação com o currículo

*Linguagens\n Adotar hábitos de leitura, proporcionando aos alunos maior autonomia social.\n Identificar e debater em sala de aula as diferentes posições e percepções da realidade, expressas através de diferentes linguagens nas obras literárias. \n Reconhecer os diferentes gêneros textuais e suas características, bem como funções sociais dessas obras.\n Possibilitar hábitos de leituras ao grupo, incentivando a reflexão sobre as informações acessadas.\n Promover um “diálogo” entre diferentes linguagens: livro (narrativa escrita), filme e ilustração, refletindo sobre as variações/adaptações percebidas.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Maurício Cardoso

Diretor
Lidiane Padilha Goeritz

Turma
9º ano

Número de alunos
9

Educadores
Elisete Regina Groff, Delci Cleonice Bender

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Herveiras

Cooperativa
SICREDI VALE DO RIO PARDO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE HERVEIRAS

Apoiadores
Comunidade Escolar\Conselho Tutelar\Secretaria Municipal de Saúde\Centro de Referência em Assistência Social (CRAS)/Programa a União Faz a Vida

Assessoria Pedagógica
Sônia Maria Dettenborn Luz
A experiência proporcionada por esse projeto reforçou minha crença de que os jovens têm muita competência para ser protagonistas em sua comunidade. Apenas precisam de espaço e condições para isso. A Escola pode - e deve - auxiliar para que esse conhecimento seja transformador.
Delci Cleonice Bender | Professor(a)