Contadores de Histórias.
Pergunta Exploratória
Será que a gente dá conta de contar histórias?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa ocorreu no I semestre. Os alunos realizaram em sala de aula, em suas residências e na biblioteca da escola, leitura de diferentes gêneros textuais. E, ao iniciar a semana, era escolhido por meio de sorteio qual seria o aluno que faria o reconto para a turma. Os alunos confeccionaram vários materiais para a contação de histórias. As histórias foram contadas por meio de um contato mais lúdico, tais como: palitoches, ilustrações, cantigas, poemas, teatro, canudos, músicas, confecção de histórias cujos personagens são formados por tangram, cenários, figurinos e aventais de histórias para que a mesma pudesse ficar ainda mais prazerosa e atrativa.\nAo término de cada história, as crianças saiam das salas felizes, por deixarem os alunos da Educação Infantil e alfabetização também felizes e encantados.\nPara encerrarmos o projeto, promovemos em sala de aula, um Sarau...
Objetivos
Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento.
Comunidade de Aprendizagem
Participação da mãe Maria Verônica de Oliveira e cooperação das Professoras Rosana Antonia Moreira e Silvana Bento de Melo Couto na organização do evento.\nTodas as etapas e ações a respeito do projeto foram pensadas e elaboradas juntamente com os alunos. Ao término do desenvolvimento de cada etapa, a cada história contada ou poemas recitados, novas ideias iam surgindo e o medo que sentiam antes foi se acabando, e devido a existência de uma cooperação mútua entre eles as ideias eram aprimoradas e colocadas em prática, permitindo uma melhor compreensão e valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento.
Articulação com o currículo
O projeto foi trabalhado de forma a abranger as disciplinas: Língua Portuguesa: Interpretação oral e escrita; Sequência de ideias; Letras / sílabas / palavras / símbolos; Produção de frases; Cruzadinhas / Caça-palavras; Ortografia / Numeral; Sinais de pontuação / Adjetivo; Identificação do tempo verbal utilizado – pretéritos; Reconhecimento de que os tempos verbais passado e presente possuem terminação – am e que o tempo verbal futuro apresenta terminação – ão; Uso de verbos flexionados de acordo com o tempo verbal indicado; Gêneros textuais: Poesia, Música, Cantiga, Fábulas, Biografia e Textos informativos. Matemática: Noções de Espaço / Lateralidade; Medidas de Tempo / Comprimento. Ciências Humanas e da Natureza: O ser humano e o ambiente. Arte: Pintura / Formas / Cores; Música / Dramatização / Dança; Recorte / Colagem / Quebra-cabeça; Confecção de cartazes; Confecção de cenários e personagens; Confecção de livrinho de história utilizando o Tangram; Expressão corporal / Expressã....
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A escolha do tema foi feita a partir do momento em que estávamos socializando através de uma roda de conversa o reconto da história lida pelo aluno Sidny – Os três lobinhos e o porco mau do autor Eugene Trivizas. Os alunos apreciaram a história recontada alegando que o autor faz a inversão da história tão conhecida por eles: O lobo mau e os três porquinhos. \nAlgumas alunas da sala têm irmãs que estudam na Educação Infantil, então uma delas disse que ao chegar a sua casa contaria a história do reconto para ela, porque ela havia achado interessante. Os demais alunos ao ouvirem isto, disseram: - Então por que a gente não conta história na sala dos prés? Aí você conta na sala da sua irmã. A partir de então, colocamos em prática os registros dos caminhos que o projeto iria percorrer, com o intuito de valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento. \nOs alunos decidiram que no d..