A ARTE COM TARCILA
                                                                	“ Eu gostei de participar do projeto porque realizamos várias atividades legais e aprendemos muitas coisas com os professores. Depois organizamos a Mostra de trabalhos na sala de aula, para todos os pais da escola visitarem. Gosto muito da abelhinha.                                    
                                     RICARDO DA ROSA | aluno(a) 
                                                                	“ Eu gostei de participar do projeto através da observação na Mostra de Atividades realizadas pelo meu filho e demais colegas e alunos da escola. Percebi que os projetos desenvolvidos têm na sua essência a construção e vivências de atitudes e valores de cooperação e cidadania. É também uma forma de os pais participarem da vida escolar dos filhos.                                    
                                     MARI MASSON DA ROSA | responsável 
                                                                
                                
	                                	                                	Pergunta Exploratória
	                                    
O QUE EU VEJO NO ENTORNO DA ESCOLA?
	                                    
	                                                                	Expedição Investigativa
                                    
 DURANTE A EXPEDIÇÃO OS ALUNOS OBSERVARAM OS MURROS DA ESCOLA QUE POSSUEM PINTURAS DE OBRAS DE ARTE, O BAIRRO, OS TIPOS DE MORADIA, OS ANIMAIS, AS PLANTAS FRUTÍFERAS, ONDE AS QUE CHAMARAM A ATENÇÃO DAS CRIANÇAS SÃO AS DAS FRUTAS DA ÉPOCA COMO: ABACATE, MAMÃO, FRUTA DO CONDE, PITANGA, LARANJAS. EM UMA CASA HAVIA UM PÉ DE CARAMBOLA QUE CHAMOU A ATENÇÃO DAS CRIANÇAS, O DONO DEU CARAMBOLAS PARA AS CRIANÇAS, CHEGANDO A ESCOLA PUDERAM SABOREÁ-LAS.OBSERVARAM TAMBÉM UMA ÁRVORE ONDE ALGUÉM ESCULPIU AS INICIAIS DO NOME. UM CACTUS CHAMOU A ATENÇÃO DAS CRIANÇAS. 
                                    
                                    Objetivos
                                    
 CONHECER O BENEFÍCIO DAS FRUTAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL;\n-IDENTIFICAR E COMPARAR DIFERENTES FRUTAS;\n-APRENDER SOBRE GRÁFICOS;\n-DESENVOLVER A ESCRITA;\n-TRABALHAR COM QUANTIDADES;\n-ENTRAR EM CONTATO COM AS OBRAS DE TARSILA DO AMARAL; 
                                    
                                    Comunidade de Aprendizagem
                                    
 PROFESSORA DE ARTE;\nNUTRICIONISTA\nSACOLÃO FRUTAS E VERDURAS 
                                    
                                    Articulação com o currículo
                                    
 A história de cada um; Noções de tempo: passado, presente, futuro; Acontecimentos significativos; Tipos de frutas; Observação, desenho e pintura;Vitaminas e benefícios das frutas. Alimentação saudável, os alimentos e seus benefícios, vitaminas. Quantidades, Gráficos, Escrita espontânea, Gráfico,Trabalhando com tinta guache, texturas, cores. Desenho, pintura, recorte, colagem, cores e formas.