As flores
“ Aprendi que precisamos cuidar bem das flores, para elas nascerem, e dar água senão elas morrem.
Isabella Mariah Lelis | aluno(a)
“ Achei maravilhoso o projeto das flores, acho que deveria ter mais vezes. Terra é tudo, terra é vida.
Mãe do aluno Enzo Joaquim, Eliete Ana Sur | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos assistir o vídeo e observar o que chama nossa atenção?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada através do Vídeo O SAMBA DOS ANIMAIS.
Objetivos
Identificar nas imagens visualizadas os diferentes elementos vivos e não vivos, bem como, suas formas de interação.
Comunidade de Aprendizagem
Madalena Fortunato Salu da Silva _ Viveiro Árvores e Jardins
Articulação com o currículo
Com a compreensão de que cada criança tem uma visão plural de mundo e que precisa respeitar as diversidades culturais, étnico-raciais, de gênero, de classe social das pessoas nas diferentes situações da vida cotidiana e que, ao interagirem com o meio e com os objetos do meio vão construindo suas hipóteses, o projeto AS FLORES foi desenvolvido. Nele, todas as crianças participaram e os campos de experiências foram articulados, garantindo que as expressões das crianças, tanto verbais como não verbais, tivessem espaço. Durante o projeto as crianças protagonizaram o tempo todo e, junto aos familiares buscaram e compartilharam saberes, significando as relações adultos - crianças. Com o projeto foram realizadas diversas atividades, buscando respostas para as perguntas feitas pelas crianças:
Quais os cuidados que devemos ter com as flores?
Como nascem as flores?
Quais as flores que tem na escola?
Quando devemos regar as flores?
Além dos conceitos, a turma praticou o cultivo de flores.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O Processo Assemblear ocorreu de forma dinâmica e participativa, onde as crianças, após exploração da Expedição Investigativa, escolheram o tema do projeto.