Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

APRENDENDO COM AS FORMIGAS SAÚVAS Muito importante ver as formiguinhas unidas, nossa poderia ser assim e seremos unidos iguais as formigas.
Pedro Gabriel Gomes de Lima | aluno(a)
Como as crianças gostaram de desenvolver o projeto das formigas, falam o tempo todo em casa como as formigas sobrevivem.
Edinalda Amorin | responsável
Pergunta Exploratória

Por que as formigas são tão unidas?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada no 1º semestre de 2018 durante as aulas valores morais em sala, na E. M.: Helena Matiuzzo Felix no município de COMODORO-MT. Para sensibilizar os alunos sobre o tema, APRENDENDO COM AS FORMIGAS SAÚVAS e, suas importâncias na vida escolar e pessoal fizeram um passeio aos arredores da escola e descobrimos um formigueiro.

Objetivos

Promover o desenvolvimento social da criança respeitando sua maturidade emocional, como também promover a construção da identidade das diferentes linguagens dos processos de socialização e do desenvolvimento da autonomia.

Comunidade de Aprendizagem

ESCOLA, FAMILIARES, PROFISSIONAL LOCAL

Articulação com o currículo

Português, Matemática, Ciências, Geografia, Educação Religiosa, Artes

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Retornamos a sala de aula para decidirmos o tema do projeto a ser trabalhado. Os temas foram colocados no quadro e os alunos decidiram pelo tema APRENDENDO COM AS FORMIGAS SAÚVAS.

Ficha Técnica
Escola
HELENA MATIUZZO FELIX

Diretor
MARTA CORDEIRO

Turma
1º ANO A

Número de alunos
28

Educadores
CLEIDE OLIVEIRA DA SILVA AGUERA

Estado
Mato Grosso

Município
Comodoro

Cooperativa
SICREDI NORTE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO COLIDER

Apoiadores
Diretora da escola Marta Cordeiro, coordenadora pedagógica, Giane felix funcionários do apoio, Leandra Francisco Pereira, Mariuza Rodrigues Chaves

Assessoria Pedagógica
MÁRCIA CARRARO
O projeto, APRENDENDO COM AS FORMIGAS SAÚVAS surgiu da curiosidade durante as aulas de Ciências em que estudávamos, debatendo sobre insetos despertou-nos a ideia de trabalharmos sobre as formigas saúvas. Meu objetivo era promover o desenvolvimento social da criança respeitando sua maturidade emocional, como também promover a construção da identidade das diferentes linguagens dos processos de socialização e do desenvolvimento da autonomia; objetivo este que foi alcançado. Após a realização do projeto eles empenham com mais entusiasmo durante a realização das atividades em diferentes áreas. Adquiriram autonomia conseguem socializarem os conhecimentos adquiridos com os colegas. Agradeço principalmente o apoio da equipe gestora e demais funcionários, alunos e familiares e, o PROJETO UNIÃO FAZ A VIDA!
Cleide Oliveira da Silva Aguera | Professor(a)