Estrelas
“ Achei legal, bonito fazer o projeto. Gostei das estrelas, elas são bonitas, gostei das pintinhas dela e do buraco negro quando explodem.
Davi Lucas Clares Vitor | aluno(a)
“ Gostei que trabalhou com eles em casa, desperta o interesse dos pais em ajudar, os pais têm que participar na escola também.
Tânia Ramos Silva | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos conhecer a história “A girafa sem sono” ?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada a partir da História A GIRAFA SEM SONO, onde as crianças interagiram com os elementos presentes no contexto da mesma e desenvolveram o imaginário social.
Objetivos
Desenvolver a ampliação do repertório oral, fortalecendo os relacionamentos e a cultura de pares no cotidiano.
Comunidade de Aprendizagem
Matheus Santiago _ Biotecnologista
Articulação com o currículo
As práticas cotidianas na educação infantil requerem cuidado e percepção dos diferentes modos de agir das crianças. Cada uma, com sua história e dinâmica de interação, precisa ser contemplada no contexto pedagógico e reconhecida como sujeito das vivências cotidianas. Assim, o Projeto ESTRELAS, foi realizado com a participação e protagonismo de todos os integrantes da turma e, as ações didáticas foram responsáveis por responderem as perguntas socializadas pelos pequenos na roda de conversa de construção do Índice Formativo. Sobre as estrelas, as crianças questionaram:
Por que elas são pontudas?
Por que elas caem?
Por que elas formam animais?
Por que elas ficam, moram e flutuam no céu?
Por que elas moram com a lua?
Por que elas brilham muito?
O que tem dentro delas?
Por que viram estrelas cadentes?
Podemos fazer o formato das estrelas?
Para dinamizar o projeto a turma contou com a Comunidade de Aprendizagem e, desta forma, o cotidiano se tornou mais significativo e prazer
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O Processo Assemblear ocorreu através de uma roda de conversa, onde todas as crianças participaram da escolha do tema do projeto.